21 novembro 2015

2015 - Quando a palavra do ano não é exatamente uma palavra

Emoji é eleito a 'palavra do ano' pelo Dicionário Oxford pela primeira vez

Emoji é eleito a 'palavra do ano' pelo Dicionário Oxford pela primeira vez
rosto com lágrimas de alegria

Não é de hoje que usamos os emojis, e cada vez mais, essas 'carinhas' vem ganhando espaço nos meios de comunicação e na forma de se expressar das pessoas.

 Dicionário Oxford escolhe Emoji (rosto com lágrimas de alegria) como a palavra do ano!

O anúncio foi feito pelas redes sociais da editora de dicionários da instituição britânica. Entretanto, segundo a universidade, é a primeira vez que a palavra do ano não é uma palavra, e sim uma imagem pictográfica (emoji) que simboliza uma palavra ou frase. No caso, a imagem vencedora representa um “rosto com lágrimas de alegria” (Face with Tears of Joy).
Pictografia é a forma de escrita pela qual ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos.

Essa imagem era finalista ao lado de 8 palavras e termos, incluindo “refugiado“, “dark web“, “economia compartilhada” e “they” (no contexto neutro, para representar pessoas trans).

Nos últimos anos, termos ligados à cultura digital têm dominado a premiação simbólica da instituição, que afirma ser a primeira instituição ligada à educação de línguas a criar essa tradição anual

Em 2014, a palavra vencedora foi "vape", termo ligado aos cigarros de vapor que passaram a ser muito utilizados por fumantes no mundo anglófono (falante do inglês). Em 2013, quem venceu foi a palavra "selfie". Em 2012, a palavra vencedora foi "GIF".

Quais os argumentos considerados motivos da escolha?

Todos os anos a editora, que pertence à Universidade de Oxford, no Reino Unido, escolhe a palavra que melhor representa os sentimentos ou as preocupações do ano e que, de acordo com o júri, será também uma palavra com "potencial duradouro" e "significado cultural". Para justificar a decisão deste ano, a Oxford Dictionaries acrescenta que utilização dos emojis, nascidos no final da década de 90 no Japão, explodiu em 2015. A própria palavra emoji ganhou um destaque que até aqui não tinha conseguido e a sua utilização triplicou.

Curiosidade que (provavelmente) você não sabia sobre emojis

Emoji é difrente de emoticon:

Os emoticons são 'carinhas' criadas com a combinação de símbolos de pontuação. Já os emojis são as imagens prontas que são exibidas da mesma forma em sistemas diferentes.

Em outro artigo publicado pelo nosso Informe Tecnológico sobre os emoticons - um tipo de comunicação escrita que há mais de 30 anos atrás começou a ser assimilada por nosso inconsciente. e que conta com dicionário próprio na web. Confira!


Os especialistas acreditam que os emojis estão a tornar-se uma "forma cada vez mais rica de comunicação" para as novas gerações. No entanto, a eleição tem sido bastante criticada, desde logo porque a palavra do ano não é uma palavra.

REFERÊNCIAS:

Ir para cima
↑ - zh.clicrbs.com.br │ ↑ - oxforddictionaries.com

Salvar como: PDF | Link curto:

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon