04 janeiro 2015

Tudo sobre IMEI: um guia absolutamente completo!

Como bloquear celular e chip [roubo ou perda]?

Como bloquear celular e chip [roubo ou perda]?
Tudo sobre códigos IMEI
Todo brasileiro adora celular! Porém, poucas pessoas sabem, mas podemos recorrer diretamente com a operadora e bloquear o aparelho. Com isso quem roubou ou quem achou irá perder todo o acesso e não terá nenhuma vantagem com o ocorrido e até quem sabe pode deixar em algum lugar para que possam devolver ao dono.

O que é o IMEI do celular e onde acha-lo? ← leia este outro artigo para entender melhor.

Depois disso - agora que já sabe o que é IMEI -, vamos ao que interessa...

Com o número do seu IMEI anotado e com seu RG, CPF e nota do aparelho ligue para sua operadora ou vá ate a mesma e peça para unir o IMEI do seu celular com seu chip que eles farão... 

Se algum dia você perder ou ter seu aparelho roubado e ligar pedindo o bloqueio eles bloquearam tanto o aparelho celular quanto seu chip deixando ambos inutilizáveis e você ainda tem 90 dias para reabilita-los juntos ou separados, após essa data não haverá mais como reabilitar.

IMEI: aprenda a bloquear o aparelho celular em caso de roubo

Como bloquear o IMEI 

Bloquear o IMEI é a única garantia que você tem de que o ladrão não vai usar seu celular e nem tirar proveito de uma coisa que é sua. Para evitar transtornos, sempre mantenha o IMEI em um lugar seguro. Se você não tem a caixa, anote o número e guarde-o em casa, dessa forma se algo acontecer você tem o que precisa para solicitar o bloqueio.

1° - Faça um Boletim de Ocorrência 

Se o aparelho foi furtado ou você o perdeu, a primeira coisa a fazer (sempre) é ir até uma delegacia e solicitar um Boletim de Ocorrência – ele é obrigatório para o bloqueio do IMEI. Em alguns estados é possível solicitá-lo pela internet, sendo assim, procure o site da Polícia Civil para encontrar a Unidade Policial mais próxima. 

Mesmo que a possibilidade de recuperação do aparelho seja pequena, sempre faça um BO, pois com ele em mãos é possível provar que o celular não estava com você se ele for usado em algo ilícito. Além disso, as autoridades podem saber exatamente o número de telefones roubados e tomar medidas para evitar mais furtos. 

2° - Converse com a operadora 

Com o BO em mãos, entre em contato com sua operadora e solicite o bloqueio do IMEI e, se possível, do chip também. O atendente solicitará a cópia do BO por fax ou e-mail e assim que você enviar, o bloqueio será concluído. 

Se perder ou tiver o celular roubado sempre (sempre mesmo!) faça um BO. Isto é indispensável, pois quanto mais pessoas fizerem, menos visados serão os telefones.

Como bloquear celular roubado pelo gerenciador do sistema

Esta alternativa de bloquear o celular remotamente é possível através dos gerenciadores do sistema.

Para usuários do Android, o procedimento é fazer o bloqueio ou apagar o aparelho através do Android Device Manager, do Google, fazendo login com a conta registrada no aparelho e clicar no item de configuração de bloqueio e limpeza.

Quem tem Apple deve entrar na iCloud, fazer o login na AppStore ou iTunes e clicar em 'Buscar meu iPhone', que marcará seu aparelho com um ponto verde no mapa. Em seguida, clique no ícone e siga as orientações.

Já para os usuários do Windows Phone, acesse a opção 'Localizar meu Telefone' na loja virtual do sistema Microsoft. Depois de configurar o serviço será possível encontrar as opções Tocar, Apagar e Bloquear, basta seguir as instruções.

O que fazer com o seu celular em caso de perda

Perder o celular certamente é uma situação muito constrangedora, mais ainda quando todos os seus contatos estão contidos no aparelho e você possuí uma grande quantidade deles, para evitar que outra pessoa possa usufruir do seu número é necessário realizar o bloqueio de chip.

Saiba como bloquear o número de seu chip e seu celular, seja ele TIM, VIVO, CLARO ou OI.

Rastrear Smartphone perdido

Em alguns casos, é possível encontrar o celular roubado ou perdido utilizando as ferramentas do próprio aparelho, como mencionado anteriormente.

Como bloquear o chip 

Bloquear seu número é a primeira coisa a fazer após perder o celular, dentro de um período de 180 dias após o bloqueio você poderá ir em qualquer revendedora e comprar um novo número, peça ao vendedor que você deseja resgatar um número que está bloqueado e então você poderá pegar seu número antigo de volta.

Para realizar o bloqueio de seu aparelho, tenha em mãos os seguintes itens e documentos: 

  • Número do chip perdido. 
  • CPF que foi cadastrado no chip após a compra.
  • Nota fiscal do aparelho. 
  • Códigos PIN e PUK (em alguns casos). 

O código do PIN e PUK podem ser encontrados nos documentos que foram vendidos junto com o seu chip. Ligue para o número correspondente de sua operadora.

Em todas as operadoras, será necessário ouvir a gravação até encontrar a opção desejada. Então, será encaminhado para falar com atendente.

Sempre anote o número do protocolo quando realizar a ligação, em caso de problemas com a operadora entre em contato com a ANATEL e faça uma denúncia pelo número 1331. Exija seus direitos. 

Sobre a importância do backup

Justamente por estarmos sujeitos a assaltos, furtos e esquecimentos é que devemos nos preocupar um pouco mais com nossos gadgets. Fazer o backup de seus dados no computador não é tão doloroso assim, e você ameniza ainda mais suas dores de cabeça ao ter seu telefone perdido ou roubado.

Compartilhe este artigo com amigos e conhecidos e informe-os sobre esta possibilidade, pois, quanto mais pessoas souberem que é possível bloquear um celular mesmo sem estar com ele em mãos, menos roubos e assaltos deste tipo ocorrerão. Considerando o fato de todos seguirem essas dicas a cada nova perda ou furto, ter celular roubado passará a ser perda de tempo para os bandidos.

Salvar como: PDF | Link curto:

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon