16 dezembro 2014

7 falsos alimentos que não são o que você pensa

Surpreenda-se ao descobrir a realidade de alguns alimentos que você consome achando que é uma coisa, mas é outra... 

7 falsos alimentos que não são o que você pensa
Todas as informações estão no rótulo, certo? Errado!

Todo cidadão deve saber a verdade a respeito de alguns alimentos que embora recebam o nome de um produto, têm pouco ou nada deste ingrediente em sua composição. Por isso, fizemos uma 'listinha' dos chamados alimentos falsos. Os exemplos vão desde sucos em pó com 1% da polpa de fruta em sua composição, até as cerejas em calda feitas de chuchu.

Confira quais são os 7 (sete) falsos alimentos da nossa lista:

Doce de castanha ou Marrom Glacê

Marrom glacê é o nome que se dá ao doce francês feito a partir de castanhas (ou deveria ser feito de castanhas). Na verdade, alguns são feitos de batata doce. Se estiver muito barato, desconfie e sempre leia as letrinhas pequenas.

Suco de água e açúcar

Tanto os sucos de caixinha (chamados de néctar) como os em pó, vendidos em pacotinhos, geram confusão entre os consumidores. Os sucos de caixinha têm alta adição de água e açúcar a uma quantidade pequena de polpa de fruta. Já os sucos em pó, têm uma elevada quantidade de açúcar. E, mesmo os sucos costumam usar frutas mistas em sua composição, — suco de maçã no suco de uva.

Bacalhau que não é bacalhau

Desconfie deste peixe, ele bate recorde de enganações. Só é considerado bacalhau os peixes das espécies Gadus mohrua (o verdadeiro bacalhau do Porto), Outros, embora levem a fama em muitos cardápios e peixarias, devem ser comercializadas como peixe salgado ou peixe salgado seco. Normalmente, o preço do bacalhau é duas vezes o do peixe seco salgado.

Kani Kama

O kani presente nos sushis não é feito de carne de siri, a composição do produto é toda ou quase toda de carne de peixe processada e adicionada com aromatizante e um corante que imitam o sabor e a cor do siri. Tanto que em japonês o produto recebe o nome de kani fumi kamaboko (bolo de peixe sabor caranguejo).

Pipoca sabor manteiga

Sabe aquela pipoca oferecida na maioria dos cinemas? Embora tenha o cheirinho de manteiga, é feita com óleo de soja. O cheiro de manteiga vem do aromatizante artificial.

Cereja em calda

A cereja em calda usada para decorar bolo e pão doce na verdade não tem nada de cereja. Ela é feita a partir de bolinhas de chuchu embebidas em groselha. Muitos vidros de cereja em calda vendidas em supermercados contém cereja em calda mesmo, mas padarias e docerias usam o produto feito de chuchu para baratear os custos. Se o potinho de cerejas em calda for muito barato, desconfie!

Coca-Cola (valor energético)

O que você acha do valor energético descrito nas embalagens da Coca-Cola? No rótulo da garrafa do refrigerante, seu valor energético é muito baixo... Saiba que equivale a apenas um terço da garrafa ou a um copo de 200 ml!


Na embalagem tem um selo que mostra o valor energético de 85 kcal. Quando isso acontecer, preste um pouco mais de atenção: esse é o valor de 200 ml — ou seja, de um terço do volume da garrafa inteira.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon