07 outubro 2014

Protegendo seus dados corporativos armazenados em nuvem

O texto a seguir, é um guest post enviado por Vanessa Queiroz, formada em Letras pela Universidade São Judas Tadeu e atua como redatora de textos para a web. Escreve sobre novas tecnologias e faz parte da equipe do site Celular Corporativo.

Protegendo seus dados corporativos armazenados em nuvem

A popularização dos smartphones e a era do armazenamento em nuvem revolucionaram a tecnologia mobile. Estamos diante de um cenário onde o usuário pode acessar qualquer dado de qualquer dispositivo em qualquer lugar, integrar seus vários dispositivos e compartilhar informações não só entre eles mas também com outras pessoas. O uso de celulares corporativos dentro do ambiente empresarial também aumentou bastante e este cenário tem facilitado a comunicação entre colegas, fornecedores e clientes.

As vantagens falam por si só: o trabalho em conjunto se torna mais prático e ágil, mídias físicas perdem espaço e aquele pedaço do projeto que você tinha que entregar no final da tarde e esqueceu no seu computador pessoal em casa pode ser facilmente acessado pelo seu smartphone ou tablet.

No entanto, é justamente essa facilidade de acesso às informações que faz acender o alerta, sobretudo diante dos recentes casos de vazamento de informações e fotografias, dados que os donos acreditavam estar seguros em seus aparelhos pessoais.

Não existe local 100% seguro na Internet

Proteger seus dados é fundamental

O site WikiLeaks comprovou que, na Internet, não existe local ou informação que esteja 100% seguro, livre de ameaças, invasores e ladrões virtuais, ao “vazar”, para o mundo todo, informações ultra confidenciais de governos de todo o planeta. Assim, o que te leva a crer que as suas fotos e senhas estão seguros no seu smartphone?

Apesar dessa vulnerabilidade, existem dispositivos e ferramentas disponíveis em praticamente qualquer dispositivo móvel que auxiliam a intensificar a proteção de seus dados mobile, sejam eles informações importantes da empresa onde você trabalha ou fotos e contatos pessoais. Leia → [ Nada é privado em uma rede Wi-Fi aberta ].

Dicas para aumentar a segurança de seus dados em nuvem

Criptografia de dados: a criptografia é o meio mais acessível para garantir segurança aos seus dados. A maioria dos dispositivos móveis possuem configurações que permitem essa proteção e, caso o seu não possua um, existem aplicativos gratuitos que criptografam dados, pastas, subpastas, aplicativos e e-mails.

Os dados criptografados só podem ser acessados através de uma senha especial (chave de criptografia). Assim, caso um dado importante ou íntimo “caia na net” ou você tenha seu aparelho extraviado, esses dados somente poderão ser acessados mediante a senha criptografa – que só você saberá.

Utilize senhas fortes: essa dica caminha com os usuários de tecnologia desde os primórdios da computação, mas ainda é atual. Evite utilizar senhas como datas de nascimento, combinações numéricas banais, nomes de animais de estimação ou parentes. Uma senha forte é o primeiro passo para proteger os seus dados, seja do vazamento ou em caso de perda do aparelho.

A variação entre letras, números, caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas é fundamental. Existem aplicativos cuja função é justamente fornecer e armazenar senhas fortes, como o LastPass, disponível para a maioria das plataformas.

Mantenha o antivírus atualizado: antivírus não é apenas “luxo” dos computadores pessoais. Muitas empresas já lançaram versões mobile que protegem os dispositivos móveis. Embora a chance de um smartphone ou tablet ser invadido não é exatamente muito grande, você ainda pode ser vítima de, por exemplo, um trojan “ladrão” de dados. Um antivírus atualizado é fundamental para combater esse tipo de praga virtual.

Ajuste suas configurações de sincronização: a sincronização automática de dados pode até ser útil e prática, mas é importante que o usuário reveja essas configurações ou até mesmo opte pela sincronização manual de apenas o que julgar importante de armazenamento em nuvem.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon