19 outubro 2014

Proteção adicional no registro do blog

A dica de hoje é para quem possui um blog na plataforma Worpdress, e que aceita registro de usuários.

Proteção adicional no registro do blog

O texto a seguir, é um guest post enviado por Anderson Makiyama, um programador de computador que dedica a maior parte de seu tempo criando soluções para a Internet e escrevendo sobre o assunto. Formado em Sistemas para a Internet pela faculdade Anhanguera, Anderson possui vasto conhecimento sobre desenvolvimento de websites, seja codificando sistemas em PHP ou utilizando CMS avançados como Wordpress.

Bem sabemos que o WP permite você liberar o cadastro para que qualquer visitante do seu blog possa fazer seu próprio registro. Muitos sites e blogs na internet liberam o cadastro para que outros usuários possam colaborar com a criação de conteúdo. O WP permite você selecionar o tipo padrão que será considerado para novos registros. As opções básicas são Administrador, Editor, Autor, Colaborador e Inscritos. Para Guest Post, colaborador já é o suficiente, pois já possui as permissões necessárias para enviar artigos para revisão para o administrador, o qual poderá publicar ou não o artigo submetido. Geralmente, o objetivo em obter participações em um blog ou site é ganhar mais conteúdo de qualidade e também mais dinheiro. Um site ou blog com bastante conteúdos de qualidade é um blog ou site que sabe como ganhar dinheiro na internet, pois como diz o ditado: O Conteúdo É Rei. 

O grande problema é que o WP não possuiu um controle de verificação para proibir que bots e scripts façam cadastros automáticos no seu blog. Por exemplo, quando você libera o cadastro no seu site, não demora muito e começam a aparecer cadastros automáticos de spammers. Essas ferramentas e seus utilizadores praticam spam descaradamente, e da forma que conseguirem. No caso dos blogs que aceitam cadastro, eles fazem o spam da seguinte forma: 

- Fazem um cadastro automático via bot ou script, sempre com nome e e-mail diferentes 
- Enviam vários posts para submissão, sempre contendo propagandas e repletos de links para produtos diversos 

Imagine o quão tedioso é ter de ficar excluindo posts de spammers, todos os dias, todas as semanas, todos os meses. Infelizmente não há (ou não havia) como bloquear a atividade desse pessoal sem vergonha. Por mais que você bloqueasse um IP, eles sempre voltavam utilizando-se de algum sabor de proxy, e com isso voltavam a perturbá-lo. Por conta disto, resolvi criar um plugin chamado "Código no Registro". Veja a seguir, mais detalhes.

Proteja seu blog com o Plugin Código no Registro

Após instalar o plugin e ativá-lo, uma imagem com um código de segurança será exibida na página de cadastro do blog. Veja:


Agora, sempre que alguém for efetuar um cadastro no seu blog, precisará digitar o código da imagem. Note que o código é gerado automaticamente pelo plugin, e note que o código muda a cada vez que a página de cadastro é aberta. Com isto você consegue bloquear a atividade de spammers, bots e scripts, pois não há como eles adivinharem qual foi o código gerado pelo plugin. Então, somente usuário legítimos conseguirão fazer o cadastro no seu blog. 

O Plugin possui ainda algumas opções de configuração que são acessíveis exatamente na página de opções dele. Veja a imagem abaixo:


Como você pode ver, é possível configurar o seguinte: 

- Número de caracteres que serão exibidos na imagem 
- Quantidade de tentativas falhas antes de bloquear o IP. 
- Seleção da cor da fonte. É possível selecionar a cor que terá o código gerado pelo plugin 
- Seleção da imagem de fundo. É possível selecionar uma imagem de fundo ou escolher "aleatório" para que o plugin modifique a imagem de fundo aleatoriamente.

Como Instalar o Plugin

Você pode baixar e instalar o plugin diretamente pelo painel do Worpdress, indo em "Plugins" >> "Adicionar Novo" e digitando no campo de busca "Código no Registro". Quando a busca exibir os resultados, instale e ative o plugin e pronto. Outra alternativa é baixar o plugin para seu computador e depois enviá-lo para a pasta de plugin (wp-content/plugins), acessar o painel do blog e ativá-lo. 

O Plugin pode ser baixado diretamente do repositório oficial do Wordpress no link Plugin Código Captcha no Registro

Havendo qualquer dúvida, crítica ou sugestão, você pode deixar suas observações na página de suporte do plugin.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon