08 outubro 2014

Novo dispositivo capaz de tornar qualquer objeto invisível

Cientistas da Universidade de Rochester, nos EUA, conseguiram utilizar lentes de baixo custo e venda livre para esconder da visão a presença de objetos grandes, simulando o efeito de invisibilidade da famosa história de magia de Harry Potter.

Cientistas criam mecanismo capaz de tornar qualquer objeto invisível


Esse tipo de fenômeno, conhecido cientificamente como “cloaking”, ou seja, “esconder com um manto”, é um processo pelo qual um objeto se torna invisível, enquanto todo o seu entorno permanece visivelmente invariável.

John Howell, é o professor de física responsável pela invenção do primeiro dispositivo de ocultação capaz de proporcionar uma ocultação tridimensional continuamente multidirecional.

Imagem: reprodução|UR

Capa Rochester não é, na verdade, um manto palpável, mas parece um equipamento dos funcionários de optometria. Ela é formada por uma série de lentes, que, superpostas, conseguem fazer desaparecer qualquer objeto atrás delas. Embora tenham existido outros métodos anteriores para chegar ao mesmo efeito, estes eram caros, complicados e incapazes de ocultar objetos em três dimensões, que pudessem ser observados de vários ângulos.


Mecanismo de invisibilidade em ação!

O vídeo abaixo, mostra a impressionante “capa invisível” em ação:


Então,caros leitores: ao que tudo indica, você não precisa de super poderes para tornar objetos invisíveis. Impressionados? Opine nos comentários abaixo!

REFERÊNCIAS:

Ir para cima
↑ Mecanismo - seuhistory.com  │ ↑ Rochester Cloak - rochester.edu

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon