08 setembro 2014

Tudo o que você precisa saber sobre Caixa-preta dos aviões

O que é a caixa preta dos aviões? Entenda o funcionamento deste equipamento, que armazena dados sobre o vôo.

Entenda como funciona a caixa-preta dos aviões

Caixa negra: você sabe do que é feito esse aparelho altamente resistente?

Caixa preta é um aparelho que serve para registrar mensagens enviadas e recebidas à torre. Geralmente, é feita de aço inoxidável e titânio, o que possibilita resistência a um impacto de 2,25 toneladas e temperaturas de mais de 1.000ºC por até 30 minutos; na água pode resistir à pressão de 6.000 m de profundidade.

Uma curiosidade em relação à caixa-preta, ou caixa-negra, é que ela não é preta: o mais comum é que seja pintada com uma cor chamativa - não tem padronização, podendo ser laranja -, para, no caso de acidente, facilitar a localização entre os destroços do avião. 

O "preta" do nome tem duas explicações. A mais comum é que os primeiros gravadores de dados de aviões, criados no final da década de 1940, na Inglaterra, de fato eram cobertos por uma tampa preta. A segunda tem a ver com um costume, surgido durante a Segunda Guerra Mundial, entre os aviadores da Força Aérea britânica: novos equipamentos eletrônicos, como radares e visores, eram chamados de black boxes, porque freqüentemente ficavam acondicionados dentro de caixas de coloração escura.

Saiba para que serve


clique na imagem para ampliar
Então, caros leitores: além de guardar informações que podem ser usadas para recriar as operações dos principais instrumentos de vôo,como, variação de velocidade, variação de altitude, indicação da direção, ângulo de subida e de descida, ela grava a conversa da cabine dos últimos 30 minutos e também o som dos motores e comandos em uso.

Fica localizada na cauda, o mais longe possível da cabine, normalmente o primeiro ponto de impacto em uma queda.

Entenda como funciona

Com os avanços da tecnologia, as caixas-pretas utilizam como meio de gravação, os chips em invólucro resistente às chamas e impactos com capacidade de gravação bem superior.

É um instrumento de uso obrigatório e universal, e as autoridades aeronáuticas são unânimes quanto a sua utilidade e valor. Como resultado dos protestos dos pilotos e seus respectivos sindicatos em época imediatamente anterior à sua introdução, todos os equipamentos de gravação de voz ou CVR possuem um botão "Erase" (apagar), que permite, somente após um pouso normal, apagar todo o conteúdo gravado pelo equipamento, impedindo assim um uso inapropriado ou anti-sigiloso de suas gravações.

SAI DA LATA

Geralmente a caixa-preta é fechada com parafusos, mas depois de um acidente o mais comum é cortar a tampa para retirar os chips e colher as informações. A leitura dos chips é feita por um computador, que converte os parâmetros em gráficos e, nos equipamentos modernos, pode até recriar o vôo em 3D, como em um videogame.

DURA NA QUEDA

A tampa que reveste os componentes eletrônicos é composta de uma liga ultra-resistente de titânio e aço. Além disso, uma espécie de esponja protege os componentes do calor. Uma caixa-preta pesa cerca de 4,5 quilos e suporta um impacto de mais de 3 mil vezes esse peso. Resiste por uma hora a uma temperatura de 1 100 ºC e por 10 horas a 260 ºC

DADOS REUNIDOS

A caixa-preta grava informações vindas de todas as grandes áreas do avião: motor, asas, freios etc. Mas a caixa não se comunica diretamente com elas. Sensores reúnem os dados de cada área e os encaminham para a unidade de aquisição, geralmente posicionada sob a cabine. Esse equipamento junta tudo e manda para a caixa através de apenas dois cabos (um de áudio e outro de parâmetros)

CAIXA NO FUNDÃO

O posicionamento da caixa dentro do avião é tão importante quanto a blindagem para manter os gravadores intactos em caso de acidente. Ela fica na cauda da aeronave, que costuma ser a última parte a sofrer o impacto da queda.

MEMÓRIA EXPANDIDA

Quando o sistema de gravação usava fitas magnéticas (como as dos cassetes), uma caixa-preta não suportava mais do que 100 parâmetros (dados da aeronave) e 30 minutos de áudio. Quando excedia esse limite, passava a gravar em cima dos dados antigos. Mas hoje, como a gravação é digital (como nos computadores), o limite passou para 700 parâmetros e duas horas de áudio

PROPAGANDA ENGANOSA

De preta, a caixa só tem mesmo o nome. Como citado anteriormente, a maioria é laranja berrante, para facilitar sua localização em caso de acidente. Se o avião cair na água, um sinalizador instalado do lado de fora da caixa dispara um alarme de som, que pode ser ouvido a uma distância de mais de 4 mil metros. O disparador do alarme é acionado pela própria água.

REFERÊNCIAS:

Ir para cima
↑ Caixa preta 1 - pt.wikipedia.org │ ↑ Caixa preta 2 - planecrashinfo.com

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon