29 agosto 2014

Urnas biométricas: isto é realmente seguro?

Entenda o sistema biométrico de urna eletrônica, por meio de identificação individual: impressões digitais, íris, assinatura, geometria das mãos, dentre outras.

Urnas biométricas: isto é realmente seguro?

Pois bem, caros leitores: Neste artigo, entenderemos a urna eletrônica - um computador responsável pelo armazenamento de votos durante as eleições -. O dispositivo foi desenvolvido no Brasil em 1996 e desde então diversos outros países vêm testando esse e outros equipamentos semelhantes. Mas será mesmo um sistema seguro?

História da urna eletrônica

Existe muita polêmica sobre o nascimento da urna eletrônica, já que, desde os anos 1980, durante o regime militar, ocorreram no Brasil diversos estudos sobre a realização de eleições informatizadas. Entretanto, a ideia de urnas eletrônicas firmou-se a partir de pesquisas realizadas pela Justiça Eleitoral para tornar mais fácil o processo de votação e apuração nas eleições.

Votação eletrônica

Especialistas em informática ainda insistem que as urnas eletrônicas em geral são veículo fácil de fraudes de difícil descoberta.

Sua invenção foi escolhida como um dos 40 fatos ligados ao software e hardware que mudaram rumos nos últimos 40 anos pela "SUCESU 40 ANOS", promovido pela SUCESU - Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações - por ter tornado as eleições "mais ágeis, rápidas" e a apuração "transparente e segura".

Votação impressa

Para garantir a segurança da votação eletrônica em todo o país, alguns grupos tem sugerido que as urnas eletrônicas brasileiras sejam equipadas com uma impressora para que se possa armazenar os votos em uma listagem e que fosse comparada com os dados armazenados magneticamente, a chamada materialização do voto.

Urnas Biométricas

Nos dias atuais, a identificação por meio da digital é utilizada, entre outros setores, pelo sistema bancário para autorização de transações como saques e retirada de extratos em caixas eletrônicos.

Então, surge o sistema biométrico que, em síntese, é possibilitado ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação individual. Esta se baseia em medidas biológicas e características comportamentais, que podem ser impressões digitais, íris, assinatura, geometria das mãos, dentre outras.

No sistema eleitoral brasileiro, a possibilidade de reconhecimento, verificação e identificação do eleitor acontece por meio de sensores que coletam os dados e confrontam com aqueles previamente cadastrados em banco de dados da Justiça Eleitoral.

Essa tecnologia foi utilizada, inicialmente, nas eleições de 2008, em alguns municípios. O Tribunal Superior Eleitoral, dando prosseguimento a esse trabalho de recadastramento, espera, para as eleições de 2014, ter habilitado 21 milhões de eleitores para votar utilizando essa nova tecnologia e, para 2018, a conclusão de implementação do sistema no país.

No pleito de 2014, cerca de 15% do total de eleitores do país, terão acesso à nova tecnologia.

Ultrapassadas as críticas ao novo sistema, naturais em qualquer processo inovador, em um crescente desenvolver do processo tecnológico, vale ressaltar que o sistema eleitoral brasileiro, com a tecnologia implementada, serve de modelo para diversos países.

O sistema de biometria nas urnas é realmente seguro?

Em termos, (eu, Charliton Carvalho) digo que sim, por se tratar de uma excelente opção tecnológica para identificar o usuário. Porém, em se fazer parte de uma solução, somente ela não garante toda a segurança do processo.
Como funciona a urna biométrica
Imagem: [ reprodução/FolhaPress ]

O que não posso, é deixar de enaltecer esse nosso produto - artefato tecnológico desenvolvido em solo brasileiro - que está sendo reproduzido em inúmeras outras nações, sistematizando, facilitando e protegendo o processo eleitoral -.

REFERÊNCIAS:

Ir para cima
↑ Urna eletrônica - pt.wikipedia.org │ ↑ Sistema biométrico - forumbiometria.com

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon

Criação de Site
InvestimentoInicial: R$ 450
Ferramentas e recursos inclusos
Otimização - SEO Yes
Integração com redes sociais Yes
Designer moderno Yes
Layout responsive Yes
Endereço personalizado Yes
Manutenção Yes
Suporte Gratis 100%
Identidade Visual
InvestimentoInicial: R$ 170
Planos e pacotes disponíveis
Logotipo vetorizado Yes
Cartão de visita Yes
Banner publicitário Yes
Walpaper - papael de parede Yes
Capa para Facebook Yes
E-mail Marketing Yes
Suporte Gratis 100%