14 agosto 2014

Classroom: Ferramenta da Google para alunos e professores

Lançado no mundo inteiro, o Google Classroom - novo produto da empresa voltado para o ensino -, reúne recursos do Google Drive, Hangout e outros serviços, para se tornar a ferramenta online mais interessante para quem está na escola.

Ferramenta de ensino da Google para alunos e professores

De agora em diante, todos os usuários do Google Apps for Education podem acessar a ferramenta. Dessa maneira o Google acreditar estar “contribuindo para que os professores gastem mais tempo ensinando e percam menos tempo com papelada”.

Com o ClassRoom (ou Sala de aula, em bom português), o professor pode fazer perguntas e receber as respostas em tempo real, como num chat.


Uma ferramenta incrível

O Google Sala de Aula está disponível para qualquer pessoa que utilize o Google Apps for Education, um pacote gratuito de ferramentas de produtividade que inclui o Gmail, o Google Drive e o Documentos Google.. Tal plataforma também funciona bem nos dispositivos móveis e na maioria dos leitores eletrônicos.

O Google Classroom surge dentro da Google Apps for Education, iniciativa da empresa que reúne soluções de colaboração em nuvem desenvolvidas para uso em ambiente escolar.

Para ter acesso ao Classroom, o aluno ou professor deve estar vinculado a uma instituição de ensino com conta nesse serviço do Google. No entanto, se você acessar a página classroom.google.com com a sua conta do Google Apps for Education e ainda não tiver acesso, a orientação é que tente novamente no dia seguinte.

Tecnologia da informação na educação

Escolas públicas ou sem fins lucrativos precisam se inscrever, mas não pagam para usar o serviço. "No caso de escolas particulares, é cobrada uma taxa relativa ao uso por professores e funcionários".

Já os professores particulares interessados em usar o Classroom precisam comprovar que têm vínculo com alguma instituição de ensino para poderem usar a ferramenta.

Educadores conseguirão ver e comentar os trabalhos dos alunos durante a elaboração, para ajudá-los no aprendizado. Basicamente, um lugar fácil para postar as informações e materiais de suas aulas. Neste caso, quando criam os trabalhos, eles podem anexar arquivos do Google Drive – inclusive do Google Docs, Microsoft Word, Keynote, Google Slides, Excel, Google Sheets, e muitos outros. Em seguida, podem optar por fazer automaticamente uma cópia para cada aluno. Posteriormente, poderão rever os trabalhos diretamente no Google Sala de Aula e dar feedback e notas aos alunos em um único lugar.

Benefícios para as turmas


Configuração simplificada
Os professores podem adicionar alunos diretamente ou compartilhar um código com a turma para que os alunos possam se inscrever no produto. A configuração leva apenas alguns minutos.

Poupa tempo
Um fluxo simples e digital permite que os professores criem, corrijam e pontuem tarefas rapidamente em um só lugar.

Melhora a organização
Os alunos podem ver todas as tarefas em uma página específica, e todos os materiais didáticos são arquivados automaticamente em pastas no Google Drive.

Melhora a comunicação
O Google Sala de aula permite que os professores enviem comunicados e iniciem discussões em sala de aula instantaneamente. Os alunos podem compartilhar recursos com colegas e responder a perguntas no fluxo.

Extremamente acessível e seguro
Como os demais serviços do Google Apps for Education, o Google Sala de aula não contém anúncios, nunca usa seu conteúdo ou os dados de alunos para fins publicitários e é gratuito para escolas.

Então, caros leitores: se achou isto interessante, converse com a sua escola pra começar a utilizar. Ou não acha interessante? - o administrador de TI pode fazer a inscrição aqui.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon