30 junho 2014

Google anuncia que vai retirar Orkut do ar

Contagem regressiva para o fim da primeira rede social dos brasileiros

Google vai retirar o Orkut do ar
rede social chegou a ter cerca de 40 milhões de usuários no Brasil

Pois bem, caros leitores: agora é oficial. Google - gigante da tecnologia - vai tirar o Orkut do ar em 30 de setembro de 2014.

Muitos não utiliza mais, pessoalmente, conheço alguns poucos que utilize a rede social ainda. E, mesmo não utilizando mais, eu ainda mantinha a minha conta como uma forma de saudosismo, na rede social que me trouxe muitas coisas boas!

Com a decisão da Google, a partir de agora, novos perfis de usuários não poderão ser criados e usuários antigos terão um prazo para exportar seu conteúdo da rede. Uma ferramenta disponibilizada pelo Google permitirá a conversão do Orkut em perfil no Google+, criado em 2011, mas com poucos usuários

Nem mesmo o endereço "orkut.com" será mantido pela empresa, já que Orkut Büyükkökten, engenheiro turco que criou a rede, não está mais no grupo e quer controle do domínio.


Hora de se despedir do Orkut

Criado em janeiro de 2004 - antes mesmo das curtidas e das selfies -, o Orkut introduziu uma nação de brasileiros ao mundo das redes sociais. Com perfis que só podiam ser criados a partir de convites, a nova forma de interação logo ganhou adesão no país. No auge, a rede atingiu cerca de 40 milhões de usuários. Uma falta de investimento em melhorias na rede e a ascensão do Facebook, fizeram a rede perder espaço.

Curiosidades a respeito do Orkut


O Orkut teve a sua fundação em 24 de janeiro de 2004 nos Estados Unidos. - O nome Orkut, vem de um nome próprio: Orkut Büyükköten, programador de origem turca que criou a rede. - Brasil e Índia eram disparados os países que mais tinham contas no Orkut, somados, os dois passam de 88% dos usuários. - O Orkut contava com mais de 600 aplicativos: ss mais populares são o BuddyPoke, aquele que você fazia um avatar de si mesmo, e o Colheita Feliz.

Famosas comunidades do Orkut

Universidade de Stanford é a comunidade mais antiga, que foi criada pelo próprio Orkut e tem quase 900 mil membros.

Dentre as com maior número de membros, as que mais se destacam são: "Eu odeio acordar cedo", com 3 milhões de integrantes, a segunda é "Eu amo Fim de Semana" com 2,4 milhões e em terceiro lugar "Sua Inveja faz a minha fama" com 2,1 milhões.

E claro, tem algumas que são inúteis/engraçadas/sem sentido...


O que acontecerá com as comunidades?

Parte das comunidades permanecerá 'congelada' como um memorial da internet brasileira na última década.


Isto mesmo, o maior atrativo da Orkut, porém, não será totalmente deletado. Parte das comunidades permanecerá "congelada" como um museu do serviço, uma espécie de memorial da internet brasileira da última década.

Para membros - as comunidades que são visíveis a qualquer membro do Orkut e estão acessíveis via Web (duas configurações que são gerenciadas pelos proprietários das comunidades) serão salvas em um arquivo em 30 de setembro de 2014. Depois de 30 de setembro, você não poderá adicionar novos tópicos, comentários ou pesquisas, mas qualquer pessoa na Web será capaz de ver as antigas discussões.

Você pode excluir suas postagens individuais, que não quer que sejam arquivadas, antes de o Orkut fechar em 30 de setembro de 2014.

Você pode apagar todas as suas postagens removendo o Orkut de sua Conta do Google. Você pode fazer isso a qualquer hora, antes ou depois de o Orkut fechar.

Para proprietários - caso sua comunidade possa ser vista por qualquer membro do Orkut e esteja acessível na Web (duas configurações controladas por você), será adicionado ao Arquivo de Comunidades.

O arquivo será salvo para visualização somente. Assim, qualquer pessoa na Web poderá navegar e ler os atuais tópicos, comentários e votações, mas não será capaz de adicionar novos tópicos, comentários ou votações.

Por que o Orkut será fechado?


Leia na íntegra a carta de despedida:

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram "redes sociais". 

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Para ter mais detalhes, por favor, visite a Central de Ajuda.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.

Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google


atualização: às 13:55 do dia 02 de julho 2014

PETIÇÃO PARA QUE A GOOGLE NÃO ENCERRE O ORKUT


No site de petições online Avaaz, usuário criou uma campanha solicitando ao Google que não dê fim à rede social:

Solicitamos ao Google que não encerre o Orkut e se isso não for possível solicitamos à empresa que ao menos preserve a principal característica que mantém essa rede social viva até hoje: o modelo de organização de fóruns em comunidades. Algo que não existe no Google Plus, que se assemelham aos grupos do Facebook. Se o Orkut ainda teve algum movimento foi graças ao atual modelo de comunidades.

Para assinar a petição e ler a descrição da campanha na íntegra, clique aqui

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon

Criação de Site
InvestimentoInicial: R$ 450
Ferramentas e recursos inclusos
Otimização - SEO Yes
Integração com redes sociais Yes
Designer moderno Yes
Layout responsive Yes
Endereço personalizado Yes
Manutenção Yes
Suporte Gratis 100%
Identidade Visual
InvestimentoInicial: R$ 170
Planos e pacotes disponíveis
Logotipo vetorizado Yes
Cartão de visita Yes
Banner publicitário Yes
Walpaper - papael de parede Yes
Capa para Facebook Yes
E-mail Marketing Yes
Suporte Gratis 100%