10 junho 2014

Evolução e mercado de computadores no Brasil

Evolução e mercado de computadores no Brasil

Em meio à tamanha diversidade tecnológica, os computadores passaram a ser cada vez mais comuns no cotidiano do cidadão brasileiro. E, a cada dia essas máquinas estão mais modernas e funcionais, ganhando potencial tremendo de mercado.

Pois bem, caros leitores: neste artigo, iremos destacar a evolução e um estudo detalhado sobre o mercado de computadores - especificamente no Brasil -.

Sobre a evolução dos computadores

Em terras 'tupiniquins' (estamos nos referindo ao Brasil), o primeiro computador surgiu em 1957, era o Univac-120. Sua utilização era exclusividade do governo e de grandes empresas, não era possível ver as máquinas nas residências da população, mas esse cenário sofreu algumas mudanças gradativamente.

O mercado de computadores no Brasil

Hoje, é mais comum ver computadores de uso residencial. O consumo foi se popularizando e, segundo informações da pesquisa anual da FGV-EAESP-CIA publicada em 24/04/2014, existem 136 milhões de computadores em uso no Brasil (corporativo e doméstico), 18 milhões são tablets, é uma densidade de 67% per capita ou 2 computadores para cada 3 habitantes e a expectativa de vendas para 2014 é de 24,8 milhões de unidades: uma por segundo. Segundo o estudo estima-se que em 2016 o Brasil terá um número de 200 milhões computadores equivalente a um por habitante. É um mundo de computadores.

É certo, que tal evolução deve-se à facilidade de crédito e financiamento para aquisição de computadores para uso pessoal e, a população passou a descobrir o mundo da internet através dos sites de busca, rede de relacionamento, bate-papos simultâneo, videoconferências e entre outras atividades.

Com isto, visando o mercado do produto ao alcance do consumidor público alvo, muitas empresas têm apresentado estratégias para enfrentar a concorrência sobretudo no crescimento constante do ramo de vendas de computadores on-line - seja no próprio site do fabricante ou em sites de revenda.

Para os grandes fabricantes multinacionais, o Brasil tem mercado com potencial tremendo. E estas, por sua vez, buscam constantemente oferecer aos consumidores produtos topo de linha.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon