27 junho 2014

Como recuperar arquivos excluídos da lixeira?

Faça restauração dos arquivos deletados da lixeira no Windows, sem usar programas.

Como recuperar arquivos excluídos da lixeira, sem usar programas

No Windows, quando você exclui um arquivo do computador ele é automaticamente enviado para a pasta “Lixeira”. Mas, ao contrário do que parece, ele não é removido totalmente do PC.

Há uma razão muito importante que a Microsoft chama esta ferramenta de lixeira e não de picotadora: enquanto você não esvazia-la, é fácil restaurar arquivos da Lixeira do Windows. Todos nós tivemos arquivos apagados acidentalmente ou simplesmente mudamos de ideia sobre a necessidade de um determinado arquivo ou pasta. Siga estes passos simples:

Importante: estes passos devem ser aplicadas a todos os sistemas operacionais do Windows que utilizam a Lixeira, incluindo Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP e outros.

  1. Comece abrindo a Lixeira clicando duas vezes em seu ícone na área de trabalho.
  2. Localize e selecione qualquer arquivo e/ou pasta que você precisa restaurar.
  3. Clique com o botão direito do mouse sobre a seleção e escolha opção restaurar.
  4. Legal! Esses arquivos e pastas serão agora restaurados para seus locais originais.

Se você realmente excluiu um arquivo no Windows, um programa de recuperação de arquivos pode ser capaz de ajudá-lo a anular a eliminação. Mas ainda assim, ainda pode ser possível fazer uma “gambiarra” para recuperar arquivos no Windows.

Salvando arquivos excluídos


Outra forma - na minha opinião, a melhor - para evitar que você delete arquivos importantes é usar programas de armazenamento na nuvem como o Dropbox. É através do acesso online nestes programas, que você tem uma espécie de lixeira contendo os arquivos excluídos. Use estes programas para todos os seus arquivos críticos, de importância e assim, evite que sem querer você os delete e perca algo muito importante.

Também, há outros softwares que prometem recuperar arquivos da lixeira. Porém, a maioria deles precisa ser instalado antes de deletar os arquivos e, por isso, podem não ser as melhores soluções.

Como recuperar arquivos deletados da lixeira, sem usar programas


Pois bem, caros leitores: chegamos ao ponto X em questão. Ensinaremos na prática, como você pode recuperar os arquivos excluídos da sua lixeira, sem fazer uso de nenhum programa especial.

  1. O primeiro passo antes de começar é abrir o seu Explorer (WIN+E), e navegar até “Ferramentas” → “Opções de Pasta” → e marque a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”. Depois dê um Ok e feche a janela.
  2. Tecle WIN+R para abrir o menu executar, e na janela que abrir, digite “%systemdrive%\Recycler” (sem aspas), e tecle enter.
  3. Logo abaixo dessa pasta, aparecerão diversas subpastas com nomes do tipo “S-1-5-21-1028347593234-554252986710-1002“. Uma dessas pastas é a que contém os arquivos deletados da lixeira, mas como ainda não sabemos qual delas é a bendita, precisamos decodificá-las.
  4. Para isso, abra novamente o menu executar (WIN+R), digite “cmd” e tecle enter, para abrir o prompt de comando.
  5. Na janela que abrir digite “CD\Recycled” e tecle enter,e depois digite “dir”, e tecle enter novamente, para que sejam exibidos todos os arquivos deletados.
  6. Então, agora você deverá estar vendo o nome + extensão de todos os seus arquivos recentemente excluídos da lixeira. Para recuperá-los, digite: “COPY*.extensãodoarquivo C:\pasdededestino” (sem aspas), onde “extensãodoarquivo” deve ser a extensão do arquivo que você deseja restaurar, e “pastadedestino” seja a pasta para qual os arquivos de destino serão enviados. A sua linha de código ficará mais ou menos assim: “COPY*.doc C:\temp“. Feito isso, tecle enter.
  7. Se tudo deu certo, basta ir até a sua pasta de destino, e todos os seus arquivos estarão a salvo lá.

Pronto! Com este passo a passo, você saberá recuperar arquivos excluídos da lixeira no Windows, com ou sem programas.

Tem alguma dúvida? Este tutorial deixou a desejar? Comente!

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon