21 junho 2014

Como bloquear redes sociais na rede da empresa

Todas as novas tecnologias de dispositivos móveis, redes sociais e afins pode ser consideradas uma evolução para as empresas, mas uma coisa é fato: elas aumentam e muito os riscos das empresas.

Como bloquear redes sociais na rede da empresa

Sites de redes sociais como o Facebook, Twitter... tem o potencial de reduzir a produtividade dos funcionários no local de trabalho, porque eles podem distrai-los de se concentrar em suas tarefas. Essa perda de produtividade pode afetar linha de produção de qualquer empresa.


Então, caros leitores: a seguir, iremos nos aprofundar mais sobre o uso da internet por parte dos usuários, mais especificamente sobre sites de relacionamento.

Contradizendo o que muitos acreditam, você não tem que comprar e instalar softwares caros para impedir que seus funcionários acessem as redes sociais. Há configurações do Windows que você pode ajustar manualmente para evitar a abertura destes sites.

Uma das opções que você tem é a habilitação do Supervisor de conteúdo.


  1. Clique em “iniciar”, selecione “painel de controle”.
  2. Clique em “rede e segurança”, selecione “opções da internet”. Uma janela de opções será aberta.
  3. Clique na aba “conteúdo”, clique em “habilitar” na seção supervisor de conteúdo. Uma janela do supervisor de conteúdo é aberta.
  4. Clique na guia “geral”, clique em “criar senha”.
  5. Digite uma senha e uma dica de senha nas caixas apropriadas. Clique em “ok” para salvar a senha, feche a janela do supervisor de conteúdo e volte para a janela opções da internet.

Para bloquear o Facebook, você ainda precisará seguir mais alguns passos simples:


  1. Clique em “configurações” na seção supervisor de conteúdo, na janela opções da internet.
  2. Digite sua senha no campo “senha de supervisor necessária”, clique no botão “ok”.
  3. Clique no botão “sites aprovados”, em seguida, digite “www.facebook.com” na caixa “permitir este website” (o mesmo vale para outros sites e redes sociais).
  4. Clique no botão “nunca”, em seguida clique em “aplicar” e “ok” para salvar as configurações.

Devo proibir ou regulamentar?

Bloquear pode ser uma medida muito extrema. Mas se seus funcionários estiverem abusando do uso dessa rede social, pode ser a única opção para o empregador.

Uma dica: mesmo que sua empresa possua políticas mais flexíveis de uso da internet, é recomendável acompanhar os relatórios no dia a dia, pois é bem possível que existam pessoas que despendem mais tempo do que deveriam em redes sociais, e o Facebook, por exemplo, pode ser o principal inimigo da produtividade da sua empresa.

É importante lembrar que praticamente todas essas formas de bloqueio pode ser burlado. Este tipo de bloqueio que estamos sugerindo é simples e muito prático.

Lembre-se: pode ser saudável e produtivo que um colaborador relaxe durante 5 ou 10 minutos navegando em uma rede social, desde que isso ocorra com uma frequência moderada e não impacte na entrega de seus trabalhos.

O que você tem que se perguntar é se bloquear as redes sociais é realmente a melhor opção para sua empresa.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon