29 maio 2014

Tecnologias utilizadas na Copa do Mundo de 2014

Inovações tecnológicas estarão em operação na Copa do Mundo do Brasil

Inovações tecnológicas estarão em operação na Copa do Mundo do Brasil

Com a chegada de um evento tão grandioso como a Copa do Mundo no país dos tupiniquins, de fato os portões estão se abrindo para a entrada da Tecnologia da Informação dentro dos estádios; câmeras de segurança de alta definição, cabeamento estruturado e tecnologia wireless, telões de alta definição e até câmeras que voam sobre o campo.

O nosso Informe Tecnológico listou e detalha para seus leitores algumas soluções inovadoras que os estádios de futebol deverão compartilhar.

Copa 2014 terá tecnologia inédita para controle de gols


Copa do Mundo 2014 será a primeira da história a usar a Tecnologia da Linha do Gol para auxiliar árbitros a tirar a dúvida em momentos difíceis

Entre as novidades que virão com a Copa do Mundo de 2014, estão presentes as novas tecnologias que ajudarão os juízes a classificarem os gols de forma precisa. Certamente você já deve ter ouvido falar que as bolas terão chips instalados. Então, é sobre isso que eu vou te explicar agora:

O chip na bola emite um alerta instantâneo para os árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol. O dispositivo da bola age em dupla com o GoalRef, que é um conjunto de 10 sensores instalados nas traves que também são capazes de dizer se a entrada da bola foi válida.

Tal tecnologia usa 14 câmeras de alta resolução para observar a bola. São sete câmeras observando cada um dos gols. O programa é capaz de entender a bola em um espaço de três dimensões.

Quando a bola atravessa a linha do gol, o juiz recebe um aviso em um relógio de pulso. O tempo para a chegada do aviso é de apenas um segundo.

Sistema de catracas inteligentes


Tal sistema traz câmeras de alta definição que registram a imagem de cada torcedor que entra no estádio. Desta forma, as equipes de segurança tem condições de monitorar o público de forma eficiente identificando indivíduos que por ventura praticarem atos de vandalismo ou começarem brigas no estádio. 

Graças à esse mecanismo, caso haja a necessidade de um escoamento rápido de público, basta uma ordem feita por meio do software de controle para que todas tenham as suas hastes “abaixadas” automaticamente, permitindo a fluência rápida das multidões.

Monitoramento e segurança


Todos os estádios da Copa do Mundo contarão com dezenas de câmeras para monitorar o público – tudo visando a segurança de quem deseja acompanhar os jogos.

O monitoramento será intenso com câmeras de alta definição capazes de registrar o rosto de uma pessoa no meio da multidão, este sistema consegue fazer com que o número de câmeras seja menor e proporcione ao operador de monitoramento fazer a identificação de pessoas ou estruturas sensiveis do estádio e apontar responsáveis com precisão as autoridades de segurança.

Pessoas que entram nos estádios com laser na intensão de atrapalhar os jogadores ou provocar a torcida adversária poderão ser identificados rapidamente.

Telões e painéis de LED


Telões de led também vãoo fazer parte do espetáculo nos jogos, a alta definição poderá mostrar replay dos lances, imagens da torcida e comunicados oficiais e outros detalhes dos jogos.

Os estádio vão começar a impressionar o público antes da entrada no local, painéis gigantes de led vão iluminar as faxadas dos estádios que poderão reproduzir cores e imagens dos times e seus países do lado de fora como mensagem de boas vindas.

Conectividade e 4G


Durante o mundial, redes de telefonia 4G (quarta geração de tecnologia de acesso à internet móvel) estão espalhadas pelas cidades sedes e permitindo que quem assiste os jogos possa interagir através das redes sociais de forma rápida.

Para garantir que a conexão nas praças esportivas seja de alta qualidade, todos os estádios terão antenas 4G em sua estrutura. Além disso, muitos estádios terão também WiFi gratuito em todas as suas dependências, algo que já era feito em alguns lugares antes mesmo da vinda do evento ao Brasil.

Ferramenta de transmissão Spidercam


E, para finalizar nosso artigo com as tecnologias da Copa do Mundo de 2014, outro ponto que deve chamar a nossa atenção é a incrível capacidade da Spidercam de pegar imagens verdadeiramente espetaculares.

Trata-se de uma câmera acoplada a 16 cabos de aço posicionados na vertical e na horizontal na parte superior do estádio. É por meio deles que ela é capaz de viajar por todo o local, cobrindo os lances bem de pertinho.

Então é isto gente: Com um evento dessa magnitude acontecendo no Brasil, é importante que toda a estrutura e conforto sejam ofertados ao público. Não deixe de comentar !

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon