17 março 2014

Novo sistema irá bloquear celulares e tablets piratas no Brasil

Começa a ser testado pelas operadoras de telefonia no Brasil, um sistema para bloqueio de telefones celulares piratas.
Novo sistema irá bloquear celulares e tablets piratas no Brasil

Qual o objetivo do novo sistema?


Segundo a ANATEL, o objetivo não é prejudicar os usuários, mas sim garantir que os telefones celulares em uso no Brasil sigam as determinações estabelecidas pela agência, retirando do mercado equipamentos de baixa qualidade que normalmente entram no país via contrabando. Sem o selo de homologação, não há como saber se o aparelho atende aos requisitos para funcionar com qualidade (para "conversar" com a rede de telefonia, por exemplo) e segurança (caso da bateria, que pode apresentar problemas no carregamento).

Podem deixar de funcionar eletrônicos importados que não tenham o modelo certificado no Brasil.

Como será o bloqueio

Todo aparelho, incluindo os tablets, sai da fábrica com um número de registro chamado IMEI. - Leia e entenda o que é IMEI - O RG ou o chassi do equipamento. O chip, que é habilitado pela operadora, também tem um código, batizado de IMSI.

Assim, sempre que um aparelho é ligado, ele transmite às centrais das operadoras os dois números que permitem identificar quem está falando e em que aparelho.

Hoje, essas informações possibilitam, por exemplo, identificar um cliente em roaming internacional. Agora, haverá um cadastro nacional de IMEIs no país que será cruzado com o dos chips (IMSI). Assim, toda vez que um cliente estiver fazendo uma chamada, a operadora saberá se o aparelho é ou não legítimo.

Isso será possível porque também existe um catálogo mundial com todos os IMEIs válidos produzidos pelos diversos fabricantes.

As operadoras sabem que um celular é pirata porque na sua rede eles aparecem como "aviões fantasmas". Seus sinais são captados pelas antenas, mas sua identidade (RG) não aparece no "radar". Quando aparece, ela é duplicada (igual à de outro telefone) ou apresenta um número inexistente no catálogo mundial de celulares.

O novo sistema das operadoras cruzará a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico. Caso seja pirata, o sistema decidirá, automaticamente, pelo bloqueio dos sinais.

Como identificar celular pirata 

O primeiro passo para identificar um smartphone falso por exemplo, é checar o selo ou código da Anatel: todos os aparelhos legais possuem o selo da agência reguladora, logotipo ou número de certificação. Com a numeração em mãos, o usuário pode pesquisar o código no próprio site da Anatel, verificando assim sua legalidade. Consulte aqui se o seu aparelho é homologado ou certificado

O Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos - SIGA, entra no ar nesta segunda, 17 de março apenas com a coleta de dados. E, efetivamente a fase de bloqueio começará no segundo semestre, provavelmente em setembro de 2014.

Mas e os turistas? Deve ser dado um prazo de 15 dias para o celular não-homologado continuar funcionando, antes de ser bloqueado nas redes BR. Tudo permanece do jeito que está durante a copa. Sendo assim, o turista que vier ao Brasil assistir o jogo da copa, caso seu aparelho não seja homologado, não precisa se preocupar.

Em todo caso, para os brasileiros sempre vale a máxima do “tenha selo anatel”.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon

Criação de Site
InvestimentoInicial: R$ 450
Ferramentas e recursos inclusos
Otimização - SEO Yes
Integração com redes sociais Yes
Designer moderno Yes
Layout responsive Yes
Endereço personalizado Yes
Manutenção Yes
Suporte Gratis 100%
Identidade Visual
InvestimentoInicial: R$ 170
Planos e pacotes disponíveis
Logotipo vetorizado Yes
Cartão de visita Yes
Banner publicitário Yes
Walpaper - papael de parede Yes
Capa para Facebook Yes
E-mail Marketing Yes
Suporte Gratis 100%