22 março 2014

Easter Eggs: 10 truques escondidos na internet

Easter Eggs significam, em inglês, ovos de Páscoa. Mas, no mundo da programação são surpresas escondidas em programas de computador, jogos e websites.
Easter Eggs: 10 truques escondidos na internet

Muitas pessoas passam anos utilizando um mesmo software e não chegam a descobrir algum recurso quase praticamente invisível. Os desenvolvedores criam esse tipo de brincadeira pra se premiar pelo tempo perdido, pelo esforço dedicado, muitas vezes noites sem dormir, digitando intermináveis linhas de código em frente ao PC ou até para provar a autoria de um software, por exemplo.


Muitos destes Easter Eggs são mostrados ao clicar em uma área oculta, outros quando se digita uma combinação de teclas, outros são na verdade links secretos. Na maioria das vezes, eles são bem difíceis de adivinhar, mesmo que você conheça bem aquele site ou software, e estão presentes em produtos bem conhecidos da tecnologia. Fizemos uma pesquisa recentemente e encontramos alguns bem interessantes. 


Uns chegam a ser engraçados e outros carregam um certo mistério: Então vamos lá!

O que o Google esconde em seu código fonte?


Girando a página é um dos mais conhecidos segredos do Google, que só precisa digitar na pesquisa a frase: "do a barrel roll". Teste e veja o que acontece com a página dos resultados! Essa frase é uma referência a uma manobra aérea consagrada no jogo Starfox 64.
Easter Eggs do a barrel roll


Página torta, se você digitar na pesquisa a palavra "tilt" ou "askew", que significa torto ou inclinar em inglês, sua tela ficará levemente inclinada como na imagem acima.

Proteja sua Pesquisa! Na pagina de pesquisa do Google, digite as palavras "Zerg Rush" e pesquise. Sua página de resultados vira uma espécie de game onde você tem que proteger os resultados da pesquisa com o clique do mouse. Bem interativo!

Breakout. Se você acha que já viu de tudo no Google, prepare-se para o mais divertido! O Atari foi um enorme sucesso no início da era dos games, - aproveite para saber os motivos que levaram a Atari pedir falência - um dos principais jogos dessa plataforma foi Breakout. Pois bem, a página dos resultados de imagens vai virar o famoso game! É simples, apenas vá no Google Imagens, e pesquise por "Atari Breakout".

Mozilla Firefox


O mascote do Firefox 3. No navegador Mozilla Firefox, digite na barra de endereços: "about:robots" e você será levado para a página do robô do programa. O título da página  – Gort! Klaatu barada nikto! – é uma frase do filme "O dia em que a Terra parou", em que seres extraterrestres planejam destruir nosso planeta.
Easter Eggs about:robots

Evangelho da Mozilla. Outra brincadeira no mínimo curiosa presente na terceira versão do navegador da raposa de fogo é uma “sátira” de evangelhos e escritos religiosos em geral. Se digitar about:mozilla aparece uma mensagem, no estilo da Bíblia, que, na verdade, se refere à Microsoft (Mammon) e aos usuários do Internet Explorer (seus seguidores).

Facebook


De cabeça para baixo. Isto mesmo, caros leitores. Podemos deixar a rede social de ponta-cabeça também. Basta ir até "Configurações". Mude o seu idioma, escolha "English (upside down)" e, pronto, o seu facebook estará de cabeça para baixo - e o texto também.
Easter Eggs Facebook ponta-cabeça

E enquanto estiver lendo as atualizações de seus amigos, aproveite também para tentar o modo pirata - vá de novo até Configurações e altere o idioma para "English (Pirate)" - e seu botão "Curtir" mudará para "Arr!".

Google.com


Chuck Norris. De volta ao Google,  – que provou não ter nada de bobo –, se precavendo dos espertinhos que queiram usar sua grande capacidade de busca para descobrir por onde anda o Chuck Norris. Então, ao digitar "Find Chuck Norris" (Encontre Chuck Norris) e clicar em Estou com sorte, será levado para uma página dizendo o seguinte “O Google não procura pelo Chuck Norris porque sabe que você não encontra Chuck Norris, ele encontra você.”

Poder gravitacional. Essa incrível força também chegou à pesquisa do Google. - Não deixe de ler: Buscador Google agora reconhece textos escritos à mão -. O recurso do Google derruba o site, como se ele fosse puxado para baixo por causa do efeito da gravidade. Basta apenas digitar “Google Gravity” e em seguida clicar em “Estou com sorte”. Funciona em todos os navegadores.
Easter Eggs Google Gravity


Será que é verdade? Em homenagem ao dia da mentira, separamos essa para fechar o nosso artigo com chave-de-ouro. Digite no campo de busca "o maior mentiroso do mundo", e veja o primeiro resultado. Tirem suas próprias conclusões!

E você, conhece outra brincadeira/surpresinha não citada neste artigo? Deixe sua resposta nos comentários!

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon