24 fevereiro 2014

Outernet: Nova internet gratuita via satélite


Esqueçam a Internet,  a nova web livre para todo o planeta virá do espaço !
Imagem: [ reprodução/outernet ]
Isto mesmo, caros leitores. Confesso que até eu fiquei abismado com tal projeto que é no mínimo muito, mas muito ambicioso.

Uma empresa responsável pelo plano, de nome Media Development Investment Fund (MDIF) está planejando transformar a era da computação on-line, dando acesso livre à web para cada pessoa que vive na Terra. Usando a tecnologia de difusão de dados que envolve o envio de dados através de ondas de rádio longa, a empresa com sede em Nova York, diz que vai ser capaz de transmitir a Internet em todo o mundo.

O projeto Outernet promete utilizar a mesma tecnologia de transmissão de dados que já é feita através das bandas largas dos sinais de rádio. Isso possibilitaria, inclusive, levar a democratização da web até os países que atualmente censuram o acesso à rede, como Coreia do Norte, China e Cuba.

Segundo a equipe responsável pelo projeto, apenas 60% da população mundial conta com acesso à internet e suas infinitas possibilidades. Seja por fatores políticos ou econômicos, o certo é que muitos países não investem na infraestrutura necessária para possibilitar o acesso universal à rede.

O revolucionário plano da Outernet - O futuro da internet no brasil e no mundo -, prevê o lançamento de milhares de satélites em miniatura de baixo custo, conhecidos como CubeSats, na órbita mais baixa de nosso planeta. Cada um deles serviria como interface de transmissão de dados com uma rede de estações terrestres. Utilizando o protocolo conhecido como UDP (protocolo de datagramas de usuários em inglês), esses satélites compartilhariam informações entre os usuários da rede no mundo inteiro.

Se tudo der certo, o lançamento dos satélites poderá ocorrer em junho de 2015.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon