28 fevereiro 2014

Meu disco riscou: e agora? Saiba como recuperar


Seu CD ou DVD riscado tem salvação. Veja algumas dicas!

É muito comum CD/DVD de filmes e jogos riscarem com o passar do tempo. Você pode ter emprestado seu jogo favorito para um amigo e o 'mané' descuidado fez a 'arte' de riscá-lo. E quem tem filhos pequenos então, que muitas vezes não sabem como segurar corretamente  um disco? A probabilidade disso acontecer é ainda maior.

É praticamente impossível evitar o aparecimento de riscos. Nos piores casos, a leitura é prejudicada, mas há medidas — algumas seguras, outras mais radicais e caseiras — para recuperar um disco que você já considerava como perdido.


O que fazer?

Esta dica que vou passar para vocês não é novidade, mas é muito comum ver usuários de XBOX 360 por exemplo, com este problema. Ou seja, não é algo muito divulgado.

Sempre segure o disco com um dedo no centro e outros na borda.

Comece com um pano seco, macio e que não solte fiapos. Alguns exemplos são panos de microfibra e aqueles para a limpeza de óculos. Sem fazer pressão, passe o pano do centro para a borda do disco.

CDs e DVDs são gravados em faixas, portanto movimentos circulares em torno do centro do disco podem danificá-lo, prejudicar grandemente a sua leitura e ainda torná-lo inutilizável.

O pano seco também pode ser utilizado em discos Blu-ray.



Utilizando água

Se a limpeza simples não for suficiente, o próximo passo é usar água. Lavar um disco não danifica uma mídia, desde que alguns cuidados sejam tomados. Utilize água morna corrente no disco. Se a sujeira é bastante teimosa, use dedos de maneira bastante suave para esfregá-la.

Você pode utilizar detergente neutro para aprofundar a limpeza ou produtos específicos de limpeza para mídias. O que não se deve fazer é usar produtos químicos fortes, como os com álcool.

Deixe o excesso escorrer um pouco e use um pano macio para secar, movimentando-o sempre do centro para a borda.


Polimento

Uma das armas dos serviços profissionais é o polimento. Parece cruel ver um disco em uma máquina dessas, mas a prática é eficiente e comum em locadoras, por exemplo. Portanto, uma possibilidade é ir a uma locadora e perguntar se eles podem prestar o serviço para você.

Recuperação com softwares

Outra possibilidade é utilizar programas específicos para a leitura de discos riscados. Para CDs de áudio, uma das melhores opções é o Exact Audio Copy, ← [ SEGURO ] que extrai as faixas de um CD em diferentes formatos de áudio.

Leitura minuciosa para recuperação de dados exige um bom drive de leitura. Há o risco de danificar o leitor caso um disco precise ser lido extensamente, portanto tenha cuidado.

Então é isto, gente. Espero que estas dicas sejam úteis !





Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon