07 dezembro 2013

VC200 - O primeiro helicóptero elétrico da história

Compacto seguro e barato: Esse é o VC200. O primeiro helicóptero elétrico a voar é desmontável e funciona a baterias
A empresa alemã e-volo desenvolveu o primeiro helicóptero elétrico da história. Trata-se do Volocopter, uma aeronave com capacidade para dois passageiros, movida por 18 hélices. Depois de um trabalho de 18 meses no projeto, o voo inaugural do Volocopter aconteceu na cidade de Karlsruhe, na Alemanha, e foi considerado um verdadeiro sucesso. 

O revolucionário protótipo pesa apenas 300 quilos e pode voar até 2 mil metros de altitude. Somente a sua bateria pesa 100 quilos. Suas hélices permitem desenvolver uma velocidade que chega a 70 km/h. O grande problema, por enquanto, é a sua autonomia de voo: o Volocpter tem capacidade para voar apenas por 20 minutos. 

Mas esta limitação deverá ser superada em breve, de acordo com seus criadores. Eles acreditam que algum tipo de motor hibrido poderá abir caminho para voos mais longos. A empresa espera iniciar a produção em série do Volocpter dentro de três anos. Contudo, a novidade não foi pensada para servir como meio de transporte propriamente dito, já que este protótipo foi pensado para uso esportivo. Entretanto, não está descartado o desenvolvimento de um modelo que sirva ao transporte de massa.

Estima-se que o primeiro helicóptero elétrico estará à venda a partir de 2015 e seu preço deve oscilar em torno de 250 mil euros
  

[ Créditos: The History Channel ]

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon