05 dezembro 2013

Tizen: novo sistema operacional produzido pela Samsung

Samsung está começando a testar outro sistema operacional para os seus smartphones, o Tizen. Mas, será que o novo sistema operacional produzido pela Samsung é capaz de desbancar o Android da Google?

Quando se questiona sobre os sistemas operacionais para Smartphone, logo nos vem à cabeça o Windows Phone, Android e iOS. Pois bem, o fato é que a Samsung e a Intel estão financiando o projeto de desenvolvimento do novo SO que ao contrário do que muito se diz por aí, é de propriedade da empresa sul-coreana Linux Foundation.

Os planos para o Tizen são ambiciosos. Além de ser o sistema operacional dos próprios smartphones da Samsung, a companhia espera que ele também esteja presente em smartwatches e automóveis.

Sendo um sistema de código aberto e multiplataforma, é bem possível também que ele ganhe larga adesão por parte da comunidade de desenvolvimento open source. Isso deve valer tanto para aplicativos quanto para alterações no próprio sistema. Mas isso nos leva a uma dúvida muito válida para os próximos anos. Será que a comunidade Android irá migrar para o Tizen?

O principal trunfo da Samsung foi ter analisado o mercado e percebido que havia um nicho muito interessante sendo formado. A principal fabricante de celulares alguns anos atrás era a Nokia, mas quando o mercado se moldou para os smartphones, algumas apostas erradas fizeram com que o mercado ficasse carente de opções para os iPhones (fabricados pela Apple).

Nessa lacuna do mercado, a Samsung conseguiu ótimos resultados com suas duas linhas principais de smartphones: os Galaxy e os Wave. Enquanto os primeiros são vendidos até hoje com o sistema Android, os segundos eram produzidos com o Bada. E apesar de a Samsung ter total domínio com os aparelhos Galaxy, ter mais controle sobre o sistema operacional é algo que a empresa ainda almeja.

O primeiro smartphone deverá ser lançado no início de 2014, através da operadora japonesa NTT Docomo. E, o smartphone com Tizen deverá ser mostrado no Mobile World Congress, em Barcelona, no final de fevereiro.

Além do smartphone, a Samsung também planeja lançar Smart TVs com o novo sistema operacional em breve. O objetivo da empresa é criar uma plataforma ampla que possa competir com o Android - O sistema de mais de 1 bilhão de aparelhos -, pela atenção dos consumidores e desenvolvedores.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon