No ar desde 2010 | Já alcançamos mais de 1 milhão de visitas e 5 mil seguidores | Compartilhamos as tendências do universo tecnológico em evidência | - Use as teclas de navegação esquerda ou direita do seu teclado para navegar através do site. - Fique informado!
Tenha um e-mail de usuário @2cmultimidia.com
para acesso a promoções e conteúdo exclusivo!
| CADASTRAR | ENTRAR |






Cliques:
O que fazer se o celular for roubado
IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, que em bom português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel” – um número de identificação global e único para cada telefone celular -.


Por dentro do código:

Há duas forma de identificação do IMEI: olhar na etiqueta colada no aparelho retirando-se a bateria, ou digitando no teclado com o aparelho ligado o código *#06# que o IMEI aparecerá imediatamente. Com a digitação deste código, não é necessário abrir ou desligar o celular para descobrí-lo. O número consiste de 4 grupos, que seguem o padrão: nnnnnn–nn-nnnnnn-n.

Essas identificações dos celulares conectados a uma rede GSM são armazenados em um banco de dados de Registro de Identidade de Equipamentos (EIR), contendo os números de todos os equipamentos móveis válidos no mundo. Ao ser reportada à operadora a perda do aparelho (passando o número do IMEI), automaticamente o aparelho será bloqueado, independente de qual SIM Card esteja inserido. E, sem ele, simplesmente haveria uma grande confusão.

Quando o aparelho é bloqueado pelo IMEI, fica apenas bloqueado no País; se for usado no exterior, funciona normalmente.

Alguns aparelhos podem ter dois ou mais IMEI, de acordo com a quantidade de sim card. Ou seja, um aparelho Dual-Chip contem 2 códigos IMEI, Tri-Chip 3 códigos e assim sucessivamente.

Quando é reportado um roubo de telefone e o IMEI do celular é informado à operadora, esse IMEI é marcado como inválido, e o celular não pode mais ser habilitado. Quando o aparelho é bloqueado pelo IMEI, fica apenas bloqueado no país, mas se for usado no exterior, funciona normalmente. Isto é uma deficiência na utilização do código IMEI para aumentar a segurança e coibir roubos de aparelhos, mas sem dúvida, se todos os celulares roubados fossem bloqueados logo em seguida, o número de celulares roubados cairia drasticamente.

Você sabe o IMEI do seu aparelho? Anote-o em um local seguro para que possa bloquear seu aparelho caso o mesmo seja roubado. Para nunca perder o seu número de IMEI. Se você for organizado, na nota fiscal também existe este número. Basta guardá-la para sempre!


Qualquer dúvida, deixe-nos um comentário.

38 comentários :

  1. eu sempre usei o IMEI para desbloqueiar os culular que possuir, mas nunca pensei que desse pra rastreiar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pablo,

      É certo de que muitos outros assim como você ainda não saiba das reais funcionalidades do código IMEI presentes nos telefones móveis, foi por este motivo que decidi escrever tal artigo. Continue navegando pelo nosso Informe Tecnológico!

      Excluir
    2. Anônimo2/26/2014

      O meu celular foi roubado, semana passada, e hoje, dia 26/02/1014, liguei para a operador e bloqueei ele, com o número do IMEI, mas fiquei triste por saber que, hoje em dia, qualquer um possa desbloquear o aparelho, pois como li aqui em alguns comentários, o número do IMEI consta no verso da bateria, ou seja, é só o cara/ladrão olhar e ele mesmo poderá desbloquear.
      E pena não terem como rastrear o celular pelo IMEI>

      Excluir
    3. Caro leitor, o desbloqueio é feito para fins de utilidade para todas as operadoras. Ex.: um aparelho restrito a serviços de uma operadora X e/ou Y pode ser desbloqueado para suportar qualquer chip-operadora.

      Quanto ao rastreamento, ele pode ser feito apresentando o código IMEI e nota fiscal do aparelho na loja.

      Obrigado por interagir e caso persista alguma dúvida, continue a comentar !

      Excluir
  2. Anônimo10/27/2013

    teria uma outra maneira de localizar o IMEI sem ser por por essa opção *#06# por que assim o meu não aparece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro leitor,

      Poderia nos informar qual seu aparelho (modelo e/ou marca)? Pois, pelo que sabemos e levantamos neste artigo, todo aparelho deve possuir sim o código que é a identificação do mesmo. Caso não consiga localizá-lo, é provável que o ficheiro criptografado com o IMEI esteja corrompido.

      Outra alternativa é consultando a nota fiscal do seu aparelho. Lá você certamente encontrará o código. Depois nos diga se o problema foi resolvido.

      Excluir
  3. Anônimo11/06/2013

    Tinha um aparelho tri chip mas eu só tive um imei para bloquear perdi os outros dois,será que a pessoa vai poder usar o aparelho ainda,pois bloqueei apenas um Imei?

    ResponderExcluir
  4. Uma vez utilizado um chip no aparelho ele fica para sempre associado ao IMEI caso haja troca de chip?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jailson, cada aparelho possui próprio código IMEI, e no caso de aparelhos Dual Chip dois códigos e assim sucessivamente. Em caso de troca de chip o IMEI permanece o mesmo no aparelho. Obrigado por interagir conosco!

      Excluir
  5. as empresas de e-comerce usam o IMEI para rastrear produtos extraviados?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/28/2014

    depois do numero IMEI apareceu o seguinte: / 01, o que is so quer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso lhe afirmar com certeza, mas acredito que você tenha instalado algo como um modem por exemplo para rodar em seu aparelho, e isto alterou o código. Porém o original continua sendo a forma de identificar seu aparelho.

      Recomendo este tuto que mostra como normalizar falha de registro e aparelhos sem IMEI - Link → aqui.

      Excluir
  7. No caso do meu aparelho que possui dois chips,é necessário o bloqueio dos dois imeis?Porque na caixa dele só tem um imei.É um samsung galaxy wyn.Nesse caso ainda conseguem usá-lo com um chip normalmente?

    ResponderExcluir
  8. O meu galaxy wyn possue dois chips,porém na caixa consta apenas um,se eu bloquear esse ele pode funcionar com um chip só?E necessário o bloqueio dos dois imeis?Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro Fernando, primeiramente agradeço eu por visitar nosso Informe Tecnológico e interagir conosco.

      Quanto à sua pergunta, quando o aparelho é Dual-chip é certo que há dois códigos IMEI e assim bloqueando apenas um o outro ainda estará apto a identificar o chip e operar normalmente.

      Excluir
  9. Anônimo2/20/2014

    Meu galaxy desapareceu , nao sei se foi roubado, mais sei q ta sem bateria , tem como rastrear com ele desligado, ele te gps e talz..

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/26/2014

    Meu celular foi roubado mas eu tenho o seu EMEI, O que faço para bloquea-lo?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2/27/2014

    boa tarde!! acho que meu celular está grampeado, como ter certeza????

    ResponderExcluir
  12. meu aparelho é um Motorola Razr d3 - eu to com a caixa dele IMEI e tudo mais... É possível rastrear após a troca de chip? Se sim como rastrear?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Uma dica: Para nunca perder o seu número de IMEI, mande um e-mail para você mesmo com este número e use caso precisar.

      Excluir
  13. como faço pra rastrear pelo imei???

    ResponderExcluir
  14. alexandre simoura3/15/2014

    meu radio foi roubado é um huawei U8667 como posso rastrealo ,pois liguei para nextel e fui informado que não tinha como bloquear o aparelho pelo IMEI só o CHIP me ajuda amigo .

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/31/2014

    meu celular era de dois chips e nao consegui ver se tinha dois imei bloquei somente com o um imei que estava na nota fiscal ele ficara bloqueado totalmente?

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/29/2014

    Assim que meu celular foi roubado liguei na operadora e pedi pra bloquear com o numero do IMEI. meu aparelho era um Moto G, ainda tenho como rastrear?. Caso sim qual procedimento a ser tomado. Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  17. Tenho uma dúvida quanto ao bloqueio do imei... ele foi bloqueado em uma operadora, se colocar chip de outra operadora o ladrão consegue usar?? e tem algum jeito de desbloquear o aparelho? quais funções ficam bloqueadas, apenas chamadas ou o aparelho fica inútil?? Se puder responder agradeço.

    ResponderExcluir
  18. Bloqueei o Imei do meu aparelho, mas tenho uma dúvida, se o ladrão colocar chip de outra operadora ele consegue usar? e quais as funções do aparelho ficam bloqueadas, apenas chamadas ou o aparelho fica inútil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani,

      primeiramente peço desculpa por demorar em respondê-la. (muito atarefado)
      uma vez bloqueado o aparelho apartir do código IMEI, só podera ser utilizado aquele aparelho com um desbloqueio pelo próprio fabricante mediante nota fiscal.

      Então, esclarecendo suas dúvidas, o aparelho fica inútil para o ladrão.

      Excluir
  19. Anônimo6/04/2014

    posso rastrear um celular se este foi bloqueado pelo IMEI.. Feito pela operadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Já que o código IMEI é como o RG do aparelho (ele fica sem identificação)

      Excluir
  20. Anônimo6/20/2014

    Amigo meu moto g bloqueou sozinho o imei com posso desbloquear?

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6/22/2014

    E se algum vendedor quiser vender um iphone usado, e não tiver bloqueado, mas quando chegar em casa eles bloquearem pelo imei? (o dono bloqueá-lo,vai q ele seja roubado) e se ele não tiver bloqueado pelo o "Buscar meu iphone" o dono poderá bloquear pelo IMEI?

    ResponderExcluir
  22. Amigo, meu iphone foi comprado nos EUA. Então, eu posso bloquear o aparelho pelo IMEI??

    ResponderExcluir
  23. lembrando, o aparelho foi roubado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro Ulisses

      seu iphone pode sim ser bloqueado por meio do código IMEI. Para tal, você precisará estar com a nota fiscal de compra do aparelho em mãos e contactar a loja onde fez a compra.

      Excluir
  24. Anônimo7/10/2014

    comprei um cellular roubado e mandei desbloquear em uma assistência, tem como me rastrearem??

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7/18/2014

    Ola. Liguei na operadora claro e solicitei o bloqueio do meu celular. Como ter certeza q ele está inutilizável? A atendendte disse que a pessoa nunca mais poderá usar meu celular. Mas já tem tres meses que fui assaltada, nao solicitei antes por medo dos ladrões ficarem com raiva e fazer algo comigo. Como ter certeza que ele foi bloqueado?? E será q ele poderá usar o imei q está no aparelho pra tentar desbloquear? Desculpe minha ignorancia! Obrigada e aguardo resposta. Aline.

    ResponderExcluir
  26. Olá! Eu tinha um moto g, o perdi. Logo em seguida bloqueei o imei encontrado na caixa. Mas fiquei com uma dúvida, ao perceber que no próprio aparelho possui dois imeis. Eu o bloqueei por completo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, já havia respondido a pergunta feita pelo Fernando Rosa. Então, sendo que seu aparelho tenha dois chips, por isso dois códigos IMEI, e assim prá necessário fazê-lo com ambos.

      Seu aparelho antigo não foi bloqueado por completo. Nos próximos dias publicarei outro artigo mais esclarecedor sobre bloqueio de IMEI'.

      Um abraço e retorne ao nosso Informe Tecnológico para conferir o novo artigo!

      Excluir

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Procure no site