04 agosto 2013

Governo antecipa desligamento do sinal analógico de TV no Brasil

Desligamento do sinal estava marcado para 2016, mas deve ser antecipado, segundo ministro das Comunicações

Isto mesmo, caros leitores do nosso Informe Tecnológico, a partir de 2015 quem tiver um aparelho de televisão antigo não irá receber mais a programação das emissoras por meio do sistema de transmissão analógico. É que, em reunião realizada nesta semana, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, definiu os detalhes do decreto presidencial que vai oficializar a alteração no calendário para desligamento do sinal analógico de televisão no Brasil, antecipando o desligamento de 2016 para 2015. A expectativa é que a presidenta assine o decreto ainda nesta semana, de acordo com informações da Agência Brasil.

Na ocasião, à imprensa, Paulo Bernardo comentou os resultados do terceiro ciclo de avaliação dos planos de melhoria da telefonia móvel, divulgado na semana passada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ainda de acordo com o relatório da Anatel, todas as operadoras atingiram o patamar de referência do indicador de acesso à rede 3G, mas apenas a Claro conseguiu atingir a meta para a 2G. Para Paulo Bernardo, a estrutura da rede 2G “tem que ser usada mesmo”, mas ambas têm que funcionar corretamente: “Não podemos aceitar que façam uma e a outra não. Elas (as operadoras que não atingiram as metas de referência na 2G) vão ser responsabilizadas por aquilo que fizerem errado”, explicou.

Explicando melhor: Em vez de fazer o 'apagão da TV' analógica em uma única data, antes programada para 2016, será realizado um escalonado, a partir de 2015, gradativamente. Ou seja, com a possibilidade de desligar o sinal analógico em 730 municípios em 2015, mas este número pode cair, porque estão sendo buscadas outras formas de liberar a faixa de 700 mega-hertz, que hoje é ocupada por canais de televisão analógica e deverá ser usada para disponibilizar acesso à internet de alta velocidade. E, é claro gente, o governo precisa também de um plano efetivo para que a população não fique sem o sinal de TV aberta.

Quer saber como funciona um conversor digital? Leia este outro artigo publicado em fevereiro de 2013 [ Saiba o que é e para que serve um Conversor Digital ]

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

7 comentários

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon