27 agosto 2013

Google planeja criar táxis que dispensam motorista ao volante

Carro sem motorista do Google recebeu licença para andar nas ruas de Nevada, nos Estados Unidos em 2012. E, agora a empresa planeja montar sozinho os carros que dirigem sem precisar de um motorista, já que não consegue um parceiro grande para a empreitada. E a empresa vai além, com a montagem de linhas de táxis para serviços sob demanda.



Segundo a BBC, para orientar a navegação, o veículo traz câmeras no teto, radares e um laser que o ajuda a "ver" pedestres, ciclistas e os demais carros na estrada. Os engenheiros do Google já testaram o carro nas ruas da Califórnia, inclusive na famosa ponte Golden Gate, em São Francisco.

Os táxis que está em planejamento seriam robotizados, conforme reporta o jornalista Amir Efrati, escrevendo para Jessica Lessin. À princípio, condutores acompanhariam os carros por questões de segurança, mas com o tempo eles seriam dispensados.

Além disso, o Google fez um investimento de US$ 258 milhões no Uber, aplicativo de solicitação de táxis - o que corrobora com as especulações. Foi, segundo o TechCrunch, a maior aposta do Google Ventures até hoje.

A ideia de fabricação própria seria uma forma de fazer pressão sobre as grandes montadoras para que adotem o sistema de direção da companhia - algo que o Google fez no passado para forçar fabricantes de smartphones a apostar no Android.

Enquanto isso, a empresa também corre para legalizar a tecnologia, nos Estados Unidos. Nevada, Califórnia, Flórida e Washington DC já liberaram

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

2 comentários

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon