26 agosto 2013

Ferramenta do Facebook permite que internautas compartilhem álbuns em conjunto

Nova funcionalidade da rede do jovem Mark Zuckerberg permite compartilhamento do mesmos álbuns de fotos e imagens por até 50 colaboradores

O Facebook anunciou mais uma novidade para os seus usuários. Agora, a rede social permite que o usuário crie álbuns de fotos compartilhados. Como o próprio nome sugere, os usuários poderão adicionar fotos e compartilhar de um mesmo álbum.

Em um primeiro momento, os criadores poderão compartilhar seus álbuns com até 50 amigos e cada um desses "colaboradores" poderão adicionar até 200 imagens - o limite total de fotos por álbum atualmente é de mil.

Além disso, criadores de álbuns compartilhados também podem configurar o nível de privacidade da pasta. São três as opções: "público", "amigos dos colaboradores" e "apenas colaboradores". Desse modo, o criador do álbum pode continuar controlando quem tem acesso às fotos - o que pode ser interessante para o criador, mas nem tanto para os colaboradores, como afirmou o engenheiro de software do Facebook, Bob Baldwin. "Se você estivesse em uma festa e houvesse três álbuns diferentes criados, você poderia não ser capaz de ver todas as fotos [com base nas configurações de privacidade], o que pode ser meio confuso e frustrante", disse Baldwin , que chefiou o projeto com outro engenheiro de software, Fred Zhao.

O recurso foi desenvolvido durante um dos hackatons promovidos pelo Facebook. Baldwin disse que a ideia para os álbuns compartilhados foi baseada no feedback dos usuários.

Segundo os engenheiros que lideraram o projeto, ainda serão implementadas algumas funções extras ao recurso. O limite de 200 fotos por pessoa pode ser aumentado no futuro e talvez também sejam adicionados recursos para dispositivos móveis.

Antes da nova funcionalidade, os adeptos da rede social podiam criar álbuns apenas nas suas próprias timelines e cada um deles tinha a opção de publicar, no máximo, mil fotos em cada galeria.

O recurso já foi liberado, mas apenas para um grupo de usuários dos EUA.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon