23 agosto 2013

Estudo joga balde de água fria em sonho do teletransporte humano

Desde os primórdios da Ficção Cientifica, seja na literatura, como no cinema ou televisão, o teletransporte humano (o fenômeno em que uma pessoa se “desintegra” de um local para aparecer em outro), é um sonho recorrente da humanidade.

A experiências bem sucedidas a partir de princípios da mecânica quântica criaram um ambiente de entusiasmo após o teletransporte de determinadas quantidades atômicas; primeiro de matéria e, em seguida, de partículas inteiras, alimentando nossa esperança de que era apenas uma questão de tempo para que o teletransporte se tornasse uma realidade.


Entretanto, um estudo científico publicado por acadêmicos da Universidade de Leicester, na Inglaterra, jogou um balde de água fria nos mais otimistas, afirmando que o tempo e energia necessários para tele transportar um ser humano são impensáveis diante da tecnologia disponível atualmente. Se, por um lado, a transmissão da informação associada a um genoma humano já representa tarefa impensável, por outro, dada a complexidade do cérebro humano, o jogo parece perdido antes mesmo de começar. 

Acumular a informação necessária para materializar um cérebro requer um número tão elevado de dados que, com a largura da banda de transferência atualmente disponível, seria necessário muito mais tempo do que qualquer outra forma de transporte existente. Mas não se deve desanimar! Sem dúvida, este não será o primeiro desafio que terminará impulsionando o homem a transformar sonhos em realidade.

[ Essa informação e outras tecnologias da história humana estão contidas no HISTORY ]

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon