03 agosto 2013

Curso: Trabalhando em Proporção no Plano de Trabalho

Dando continuidade ao curso Adobe Photoshop ministrado por Gustavo Moura, o nosso Informe Tecnológico disponibiliza para seus leitores a aula número 2. Bom aprendizado!

Trabalhando em Proporção no Plano de Trabalho

Caros amigos, alunos, iniciantes, etc. Estamos aqui reunidos para celebrar... Opa, opa, opa, o que é isso? Nada não gente, não é um casamento, mas sim uma celebração da nossa segunda aula de Photoshop. Mas Gustavo, o que iremos abordar nessa aula? Bom, pra quem teve a chance de ler nossa primeira aula Introdução ao Photoshop - Ferramentas, sabe que eu mostrei algumas das ferramentas da paleta esquerda do photoshop. Mas o que tem a ver? Tem tudo a ver, porque nessa aula iremos ver: Trabalhando em Proporção no Plano de Trabalho, e no plano de trabalho todo o tempo iremos visualizar as ferramentas e até fazer o uso dessas ferramentas durante as nossas aulas.

Plano de trabalho... O que é? Plano de trabalho é praticamente a coisa mais importante de que todos nós devemos saber. Plano de Trabalho (Existe outros nomes) é nada menos que os tamanhos que se encontra no comando de criação de Documento (CTRL+N)-(File/New). É onde iremos ver e saber o tamanho correto para se trabalhar.

Essa é a parte crucial para que qualquer documento impresso ou postado na web saia com a qualidade boa.

Vamos começar a explicação:

Trabalhando a área de documento (New):
Temos uma opção no menu superior chamada de FILE essa parte FILE após clicado nela irá aparecer uma opção chamada de NEW ou resumindo... CTRL+N, que irá abrir a janela de opções de como você quer trabalhar
Como essa parte é a mais importante, vamos falar dela detalhadamente. Certo?
Na Parte 'Name' é onde você irá definir o nome do seu documento.

Logo abaixo tem outra opção chamada de 'Preset' onde ele lhe dar a facilidade de escolher a opção de tamanhos variados. Se você quer trabalhar em uma gráfica ou coisa assim, use sempre a opção:
Preset: Internacional Paper
Size: A4 (padrão), mas depende do tamanho da folha que desejar
Width: Deixa ela como está.
Height: Deixa ela como está.
Resolução: Sempre eu uso com 300 Pixel/inch
Color Mode: RGB em 16 Bit
E a opção de baixo que é onde você seleciona a cor ou transparência do Plano de Trabalho.
Já em baixo use sempre o Color Profile em: Adobe RGB (1998)
E em baixo deixa 'Square Pixel'

Agora se você é uma pessoa que gosta de trabalhar com fotografia, ha opção de Preset em Photo e mudar Width: Height: para "Cm" e faça a mesma configuração dos outros como as configurações apresentadas acima.

Web: Não é necessário muita informação dessa opção de Preset. Mas como o mundo está cada vez mais globalizado e as opções de postar imagens na internet ficou cada vez mais e mais usual, então sendo assim, a maioria da imagens na internet são de tamanhos WEB, sem deixar de falar que essa opção remete à algumas configurações de tamanho de muitos wallpapers .

Mobile & Devices : São para configurações de tamanho de celulares onde podem fazer cartões pra celular, Wallpapers pra celular, etc.

Mas, o meu objetivo nessa aula é mostrar mais a parte do uso da Folha A4. Vamos lá?

Pronto após sabermos a informação básica das opções de esclha de documento, volte para opção de 'Internacional Paper' e 'Size A4'.

Quando eu trabalho com esse tipo de folha eu uso as réguas em "CM (Centimeters)".



Mas como coloca em Centimeters? E Cadê minha régua que não aparece? Bom para que a régua apareça vá em : View / Rulers ou resumindo CTRL+R Agora como mudamos o de Pixel p/ Centimeters de Centimeters p/ Points e assim vice versa , clique com o botão direito sobre a régua e escolha as opções que vão aparecer, isto é de sua preferencia. Não podemos esquecer a régua da esquerda que é o tamanho da folha.


Mas pra que serve essas réguas? Bom essas réguas são para identificar o tamanho da folha ou de uma imagem que foi inserida na imagem, mas isso vamos aprender no próxima aula.

Veja uma coisa na imagem abaixo:

O que eu tenho que olhar nessa imagem?
Bem, observe que eu coloquei uma 'Shape' quadrada (U) que abordamos na nossa primeira aula. Veja que também eu adicionei linhas e esse plano.

Mas pra que você adicionou as linhas? Você adicionou as linhas depois ou primeiro fez o objeto?
Bom, primeiro eu coloquei as linhas em medida de um quadrado e depois fiz o objeto.
Mas pode ser vice versa? Bom pode.. mas não recomendo.

Veja que as réguas serviram pra min indicar qual é o tamanho do quadrado que eu fiz.
Caso vocês notem que antes colocamos a metragem em "CM" e Agora podemos saber que o objeto tem uma medida que especulamos.

Bem pessoal terminamos aqui esta aula de Trabalhando em Proporção no Plano de Trabalho

Até a Próxima!

CRÉDITOS:    Autor│Gustavo Moura    Edição│Charliton Carvalho

Última atualização:  07.10.2013
 
Tendo em vista a falta de compromisso por parte do responsável em ministrar o curso, pedimos desculpas aos leitores do nosso Informe Tecnológico pela descontinuação do mesmo

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon