15 julho 2013

III Fórum da Internet no Brasil debaterá a governança da rede

CGI.br abre inscrições para o evento. Temas discutidos no fórum serão levados para o Internet Governance Forum, na Indonésia

Já estão abertas as inscrições para o III Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Neste ano, o Fórum será realizado na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 3 e 5 de setembro com o lema "Construindo Pontes".



Segundo o CGI, o principal objetivo do evento é promover discussões que ajudem a mapear opiniões e preocupações semelhantes, bem como diversidades que reflitam o caráter multissetorial e multilateral da governança da Internet no Brasil.

O Fórum contará com cinco temáticas principais em sua terceira edição: Universalidade, Acessibilidade e Diversidade; Inovação Tecnológica e Modelos de Negócios na Internet; Cultura, Educação e Direitos Autorais na Internet; Privacidade, Inimputabilidade da Rede; Liberdade de Expressão e Neutralidade de Rede. 

As trilhas temáticas deste ano foram agrupadas de modo a atender as sugestões recebidas das diversas regiões do Brasil e buscam abranger a perspectiva dos diversos setores que compõem o CGI.br, como a sociedade civil organizada, os representantes e pesquisadores da academia, os representantes governamentais e os empresários do setor.

Os debates que acontecerão no III Fórum serão preparatórios à participação brasileira no Internet Governance Forum (IGF), um importante encontro que acontecerá em Bali, na Indonésia, entre 22 e 25 de outubro. O evento envolve governos, empresas, organizações da sociedade civil e especialistas do mundo inteiro interessados em discutir e desenvolver políticas públicas relacionadas à Internet.

Seminário WSIS+10

Outra novidade do Fórum este ano fica por conta do "Seminário de Avaliação dos 10 anos da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação", o WSIS+10. O objetivo é dar início a um processo de avaliação e discussão da Agenda WSIS, de modo a reunir os posicionamentos dos diversos setores da sociedade frente aos temas, perspectivas e desafios relacionados ao desenvolvimento da Sociedade da Informação. 

Dessa forma, no momento em que a Unesco e as Nações Unidas iniciam o debate sobre metodologias para medir o avanço dos princípios e metas estabelecidas nas reuniões da Cúpula Mundial para a Sociedade da Informação, o CGI.br decide liderar, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, essa iniciativa.

"Isso permitirá ao Brasil apresentar uma posição que reflita os anseios de diversos setores da sociedade acerca dos temas da Cúpula e outros temas que eventualmente sejam de interesse do país, mas que ainda não foram incorporados às discussões nos fóruns internacionais", diz Carlinhos Cecconi, integrante da Secretaria Executiva do CGI.br, organizadora do Fórum. "Esperamos que o Fórum da Internet deste ano caracterize-se como o espaço organizado de conversas multissetorial, identificando dissensos, construindo consensos."

Para mais informações sobre as trilhas e para acessar o formulário de inscrições do III Fórum da Internet no Brasil, acesse o site www.forumdainternet.cgi.br.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon