12 junho 2013

Impedindo o Google de rastrear seus passos na internet

Olá, caros leitores do 2C Multimídia│Informe Tecnológico! A pouco tempo o Google divulgou o seu novo termo de privacidade na internet e causou muita desconfiança e criticas por parte dos usuários e órgãos de defesa do consumidor.



Então, lendo um artigo de um site relacionado na web sobre o assunto, decidi (porque não?) com autorização do autor, republicá-lo. - Reservamos os créditos para InfoTec Blog → http://www.infotecblog.com.br

O que há de novo, é que o Gigante das buscas, a partir de então usa apenas um termo de privacidade para quase todos os seu serviços online, como Gmail, Youtube, Google+ etc.

Na prática você está sendo rastreado o tempo todo, permitindo ao Google obter o maior número de informações possíveis à seu respeito. Por exemplo, quando realizamos uma busca no Google, ele armazena o que digitamos e quando acessarmos o Youtube ele irá mostrar opções de videos de acordo com busca que foi realizada.

O Google nega mais essa "gambiarra" é para direcionar anúncios de acordo com os seus gostos e preferências e lucrar cada vezes mais.

Se não bastasse, muita gente ficou incomodada quando o Google, usou uma brecha na segurança dos navegadores Safari e Internet Explorer para forçar o rastreamento de conteúdo dos usuários online.

Se assim como muitos internautas, você se sente incomodado, uma empresa por nome de ABINEcriou um complemento de navegador que promete acabar com essa falta de privacidade.

Chamado de Do Not Track Plus, esse complemento é compatível com o Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, e o Apple Safari, a sua função consiste em fechar a brecha que existe em alguns navegadores impedindo que o Google force o ícone "+1" e por fim barrar o rastreamento de tudo o que você faz na internet. Ele também barra propagandas indesejadas ou intervenção de Home Page.

O funcionamento é bem simples, após instalar o complemento em seu navegador, um ícone aparecerá no canto superior direito da tela. E cada vez que algum site tentar capturar seus dados, será bloqueado e o usuário imediatamente avisado.

Ao clicar no ícone do complemento irá aparecer uma lista de sites que estão tentando enviar suas ações de navegação e para quais empresas esses dados seriam enviados.

Importante: O bloqueio não é total, e se você quiser de fato usar o botão "+1" do Google, será necessário que você confirme dentro do Plugin, para que ele entenda o recurso como algo permitido pelo usuário.

Deixe sua opinião em comentários. Participe!

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

2 comentários

Olá Charliton !
Primeiramente digo-lhe oi, após sumir por algum tempo da blogosfera pra esfriar a cabeça :) (FÉRIAS RSRS).

Olha sinceramente o Google irá acabar "MONOPOLIZANDO A INTERNET" porque não podemos dizer "Monopolizar as pesquisas" simplesmente pelo fato de não ser apenas este o serviço.

A Google contribuiu muito para o crescimento da web e tem sido assim durante todos estes anos, mas dados como este já são evidentes já a algum tempo.

O Google está em todas, ganhando por todos os lados e a fama de bonzinho se espalhando e eu particularmente não tenho muito do que reclamar visto que é ele quem me paga não é verdade !.

Mas deixando a emoção e o bolso de lado simplesmente nos deparamos com esse "FATO" que sem dúvida é preocupante.

Usuários mais esperto ou mais avançados no assunto poderão ainda ter escapatória, mas imagine em um muito onde TRILHÕES de pessoas que são tem apenas conhecimentos específicos em algumas áreas irão fazer !

é realmente de se pensar.

A dica de utilizar o bloqueador de Cookies é válida e também devemos ficar atentos às redes sociais onde fornecemos opiniões e informações que sem dúvida podem nos prejudicar.

Grande abraço !

Olá, caro Miller. Obrigado por participar opinando sobre o assunto.... Um abraço e bom retorno à blogosfera!

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon