15 maio 2013

Saiba tudo sobre códigos QR

Saiba tudo sobre códigos QR

O que são, como funcionam e para que serve os Códigos QR?

QR é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.


Criado pela empresa japonesa Denso-Wave em 1994. Inicialmente usado para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a adicionar dados a seus telefones celulares (telefones móveis) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são muito comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas. No caso de cartões-de-visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232 C podem usar um escâner para capturar as imagens.

Códigos QR costumam ser exibidos em anúncios, outdoors, camisetas e em produtos. Eles parecem ser muito populares entre os comerciantes, embora seja raro ver alguém realmente os analise.

O que significa QR Code?

Abreviação de “Quick Response Code” (Código de Resposta Rápida) os códigos QR são códigos de barras quadrados desenvolvidos primeiramente no Japão em 1994. Ao contrário dos tradicionais códigos de barras UPC, que são constituídos por linhas verticais, um código QR pode ser capturado mais rapidamente e pode conter mais informações.

Os códigos QR são etiquetas legíveis por máquina – os computadores podem entendê-los muito mais facilmente do que eles podem compreender o texto. Eles são usados ​​para tudo, desde o rastreamento de produtos até outdoors publicitários – em tarefas típicas onde eles funcionam como códigos de barras UPC (convencionais), o desempenho melhorou muito.

“Quem nunca perdeu alguns minutos no caixa do supermercado porque a máquina não estava lendo o maldito código?”


Como posso usar os códigos QR?

Se você quiser usar os códigos QR, tudo que você precisa é de um aplicativo leitor de código de barras em seu smartphone.

Android: Existem vários aplicativos que possuem está função, como o Google Goggles ou Kaywa Reader.

iPhone: O iOS também possui diversos aplicativos do gênero em sua biblioteca​​, o mais popular é o RedLaser.

Basta abrir o aplicativo, clicar em “escanear”, apontá-lo para um código QR​​, e o aplicativo deverá reconhecer e agir com base no código QR ​​- geralmente a abertura de um seu site no seu navegador.

Como posso criar meu próprio conteúdo QR?

Criar seu próprio código é algo muito simples e pode ser feito em apenas dois passos. Existem diversos sites que podem fazer este serviço, estarei exemplificando com o mais padrão, do próprio Google.

1º Passo: Acesse a página do serviço encurtador de URLs do Google, Goo.gl. Depois de entrar lá, você digita a URL que quer transformar num QR Code e aperta o botão Shorten.

2º Passo: Clique no link Details que aparece ao lado do endereço encurtado. Além de mostrar estatísticas de acesso do endereço, você terá automaticamente um código QR, que levará para a sua URL original.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

14 comentários

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon