06 maio 2013

iMaster: Problemas X Manutenção

Problemas mais comuns

Quando o computador simplesmente não liga, não dá nenhum sinal de funcionamento ou emite algum 'bip' na inicialização que não parece ter sentido, e não inicia o sistema operacional, poderemos realizar algumas verificações básicas que normalmente constituem a solução de vários problemas corriqueiros;

1- normalmente, quando ligamos o computador, um único 'bip' curto é apresentado. Esse bip em geral é o aviso de que está tudo bem. Quando vários bips são apresentados, na verdade está sendo passado um código indicativo do problema existente. Infelizmente, não há possibilidade de descrevermos todos os tipos de erros neste artigo. Podemos sim, mostrar alguns exemplos:

- nenhum 'bip': representa erro genérico. O problema pode estar na placa mãe, na fonte de alimentação ou no alto-falante;
- um'bip' logo e dois 'bips' curtos: erro no adaptador de vídeo;
- 'bips' repetidos (1 por segundo, sem fim): erro na memória RAM.

Esses são só alguns exemplos. Tabelas completas podem ser encontradas facilmente aqui na internet;

2- verifique sempre o teclado. Se o teclado não estiver funcionando, é sinal que o computador não ligará;

3- problemas corriqueiros que impedem a inicialização do computador às vezes são ocasionados por mau contato dos cabos de alimentação e dos cabos de dados internos do gabinete.

A experiência sempre traz consigo a sabedoria. Quanto maior o número de problemas que você enfrentar, mais capacitado para resolvê-los estará. Essas dicas são úteis, no entanto, eu Charliton Carvalho, webmaster autor deste artigo, como técnico de informática aprendi que muitas vezes um mesmo "sintoma" pode ser ocasionado por vários problemas diferentes.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon