21 abril 2013

Brasil terá um computador por habitante em 2016

Em 2016, o Brasil deve ter um computador em uso para cada habitante, ou 200 milhões de máquinas, conforme a 24ª Pesquisa Anual do Uso de TI, divulgada esta semana pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o coordenador da pesquisa, o motivo de termos um PC por habitante nos próximos três anos é o aumento da venda de tablets, que entram pela primeira vez na pesquisada FGV.

O número de máquinas em uso no país saltou de 99 milhões no ano passado para 118 milhões em 2013.

A pesquisa, que teve como base em 2,2 mil entrevistas dentro de 5 mil empresas, aponta que nos últimos quatro anos, o número de computadores em uso dobrou no país. Atualmente, vende-se um computador por segundo no Brasil…! No final de 2013, o número de computadores em uso no Brasil deve somar 118 milhões, o equivalente a três computadores para cada cinco habitantes, ou uma penetração de 60% em relação à população. Nos Estados Unidos, o índice é duas vezes maior (120%).

“Percebemos que uma percentagem muito grande destes usuários está substituindo os PCs por tablets”, constatou o professor Professor Fernando Meirelles, líder da equipe de pesquisa . Ele afirma que tablets e desktops são utilizados com o mesmo propósito, dessa forma, fica injustificável a segmentação em categorias diferentes.

Em 2012, segundo a FVG, as vendas de PCs – para empresas e usuários residenciais – cresceram 11%, com previsão de crescimento de 13% em 2013. Para efeito de comparação, o Brasil tem 308 milhões de telefones ativos e 182 milhões de televisores em uso. Em telefones (móvel e fixo), o Brasil está com a mesma taxa dos EUA, 156%, ou três para cada dois habitantes.

A fundação estima que, até 2016, o país chegará à média de um computador por pessoa.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon