06 abril 2013

A evolução do telefone celular » 40 anos de história

40 anos de história
Há 40 anos, um engenheiro da Motorola realizou a primeira ligação feita em um telefone celular - o tijolaço Motorola DynaTAC - para tirar sarro de um rival da Bell, que pesquisava a mesma tecnologia.

"Joel, aqui é Marty. Estou ligando de um celular, um telefone portátil de verdade".

Essa foi a primeira frase pronunciada por Marty Cooper, ex-engenheiro da Motorola, para Joel Engel da Bell Labs, na primeira ligação pública feita de um telefone celular, no dia 3 de abril de 1973. O aparelho usado foi o lendário Motorola DynaTAC 8000x que, 10 anos mais tarde, seria o primeiro celular comercializado no mundo.

O Motorola DynaTac 8000X, apelidado de "The Brick" (O Tijolo), começou a ser vendido nos EUA em 1983 pelo preço de US$ 4.000 - o que na cotação atual seria o equivalente a US$ 9.000. E você aí (com razão!), reclamando dos 2 mil reais dos smartphones top de linha atuais no Brasil.

O DynaTac 8000X original pesava 800 gramas e media 33 cm de altura por 8,9 cm de espessura. Mesmo com todo esse peso e tamanho, sua bateria não aguentava mais do que 30 ou 40 minutos de conversação, para depois levar 10 horas carregando.

Se você tem hoje em mãos um dispositivo capaz de fazer ligações, enviar mensagens, traçar rotas em mapas, rodar games e fazer cafezinho, agradeça ao DynaTac 8000x e todos as pessoas envolvidas na pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia. Que venham os próximos 40 anos!

Informações » TudoCelular

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon