23 fevereiro 2013

Bolas com chip nos jogos da Copa do Mundo 2014

A FIFA ( Federation Internationale de Footbal Association ), anunciou que durante as partidas dos jogos de futebol da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo do Brasil 2014 serão usadas bolas com alta tecnologia.

O uso do chip nas bolas para confirmação dos gols, testado no fim do ano passado durante a final do Mundial de Clubes com a tecnologia GLT, será usado na Copa do Mundo de 2014 e na Copa das Confederações deste ano no Brasil.

O sistema da GoalRef coloca um chip na bola e sensores nas traves e o da Hawk-eye espalha câmeras no campo que seguem a bola e informam se ela cruzou ou não a linha de gol. Nas duas tecnologias, se a bola cruzar a linha do gol, uma mensagem é enviada automaticamente, em segundos, para o relógio do árbitro e de seus auxiliares.

Desde 2006 a Fifa discute o uso da bola inteligente em grandes competições internacionais. Na épouca, a bola inteligente vinha sendo desenvolvida pela Adidas em parceria com o Instituto Fraunhofer e a empresa de software Cairos Technologies. A tecnologia usada era baseada em um chip com transmissor integrado que fica suspenso no meio da bola. Antenas instaladas nos estádios captam os sinais e os enviam para servidores que rodam o sistema operacional Linux. Mas o sistema era considerado caro demais.

O objetivo é utilizá-la para ajudar os árbitros, instalando um sistema em cada um dos estádios. Após a correta instalação da mesma, serão realizados testes com a arbitragem antes dos jogos.

Clique aqui e veja os testes da Fifa com a nova tecnologia.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon