27 fevereiro 2013

Aprenda a economizar a bateria de seu Windows Phone


Alguns usuários têm reclamado um pouco da duração da bateria de seus Windows Phone. Contudo, é bom esclarecer que a grande maioria dos atuais smartphones realmente não possui uma boa autonomia da bateria, pois, devido as novas tecnologia que foram agregadas a esses gadgets, como a internet 3G e 4G, GPS, Wi-Fi, telas de alta resolução, etc. a duração da carga das baterias foi bastante comprometida. Para piorar toda essa questão, a tecnologia usada nas atuais baterias não acompanhou a evolução dos aparelhos e de suas funcionalidades. Há relatos de smartphones “ultra-poderosos” que não aguentam sequer um dia de trabalho completo.
No entanto, há diversas soluções para melhorar a autonomia da bateria de seu Windows Phone, que por sinal, dentre os smartphone mais atuais, são os que tem uma das melhores autonomias de bateria.
Há muitas medidas que você pode adotar para fazer com que a bateria no seu Windows Phone dure mais entre os carregamentos. O modo mais fácil é usar Economia de Bateria (Battery Saver). Você pode configurá-lo para que seja ativado sempre que o nível da bateria ficar muito baixo ou, se você souber com antecedência que vai precisar fazer valer cada bit, pode ativá-lo para ter certeza de que a bateria durará o maior tempo possível.

Quando você ativa a Economia de Bateria, o telefone desliga automaticamente alguns dos recursos que usam a bateria em segundo plano. Sendo assim, quando Economia de Bateria está ativado, o telefone não irá mais:
  • Receber atualizações de email e calendário automaticamente – Você ainda poderá sincronizar seu email manualmente sempre que desejar.
  • Atualizar alguns Blocos Dinâmicos – A explicação técnica para isso é que, se um bloco usa algo chamado notificação de push para obter atualizações, ele vai parar de receber essas atualizações no modo Economia de Bateria. Mas o resultado é que, quando o modo Economia de Bateria está ativado, alguns blocos não são atualizados.
  • Permitir que os aplicativos sejam executados em segundo plano – Você só poderá usar um aplicativo se ele estiver aberto.
Para ativar o modo de Economia de Bateria na Tela Inicial, mexa a tela para a esquerda até a lista Aplicativo, toque em Configurações  e depois toque em Economia de Bateria. Se quiser que a Economia de Bateria seja ativada sempre que o nível de bateria chegar a 20%, selecione Sempre ativar a Economia de Bateria quando a bateria estiver fraca.
Se você deseja ativar a Economia de Bateria agora e deixá-la ligada até a próxima vez que você ligar o seu telefone, selecione Ativar a Economia de Bateria agora, até a próxima carga. Quando Economia de Bateria está ativada, o ícone de bateria fica assim 
OBS1: Quando a Economia de Bateria está ativada, não é possível alterar as configurações de recursos que estão desativados (por exemplo, email). Para alterar uma configuração, vá até Configurações > Economia de Bateria e desmarque todas as caixas de seleção. Você pode ativá-la novamente quando tiver terminado.
OBS2:Você ainda pode fazer e receber chamadas, enviar e receber SMS e navegar na Internet.
Mas, também é possível adotar algumas medidas que ajudarão e muito na hora de fazer sua bateria durar mais, como:
Defina uma duração menor para Apagar tela em e defina o telefone como bloqueado. Isso ajuda a economizar bateria e também evita que o telefone seja ligado por acidente quando você guardá-lo.
Diminua o brilho da tela: Na Tela Inicial, mexa a tela para a esquerda até a lista Aplicativo e toque em Configurações . Toque em Brilho, desative Ajustar Automaticamente e selecione o Nível desejado.
Use um tema com o funda da tela escuro: Na Tela Inicial, mexa a tela para a esquerda até a lista Aplicativo e toque em Configurações . Toque em Tema, toque em Tela de fundo e em Escuro. O fundo branco utiliza muita energia.
lista Aplicativo e toque em Configurações . Toque em Tema depois toque em Tela de fundo e em Escuro. O fundo branco utiliza muita energia.
Desative o Bluetooth caso não esteja usando. Além disso, se você ouvir música ou falar no telefone por horas tente usar fones de ouvido, em vez de um dispositivo Bluetooth. E se você estiver usando um acessório Bluetooth ou o alto-falante em uma chamada, pressione o botão de energia   para bloquear a tela.
Não está jogando agora? Então você pode desativar a configuração “Conectar ao Xbox LIVE” em Jogos. Para isso abra o app da Xbox Live, depois toque em Mais   > configurações e desmarque a opção “Conectar a Xbox Live”.
Altere as configurações de sincronização das contas de email para um intervalo mais longo, especialmente para contas secundárias que você não precisa verificar com frequência. Você pode alterar a configuração de sincronização por conta, para isso na Tela Inicial, mexa a tela para a esquerda até a lista Aplicativo, toque em Configurações  e toque em Email + contas. Toque na conta cujas configurações de sincronização você deseja alterar, toque em Baixar novo conteúdo, escolha um intervalo mais longo ou marque a opção manualmente e depois toque em Concluído  .
Cada vez que você visita a aba “Novidades” para Contatos e Fotos, seu telefone usa mais energia para sincronizar e atualizar, pois, o pacote de dados ou o wi-fi é usado para isso, tendo em vista que nesse momento o telefone busca por atualizações em seu perfil online. Então, evite usar essa aba se pretende economizar a bateria.
Depois de usar qualquer app, feche-o, para isso clique no botão Voltar  até que o sistema volte para a tela inicial (a câmera é um dos apps off-line que mais consomem bateria).
Sempre que possível opte pelo uso de redes Wi-Fi em vez das 3G/2G, pois, o uso do Wi-Fi consome bem menos bateria que o 3G (é normal o aparelho ficar um pouco quente com o uso excessivo do 3G ou mesmo do Wi-Fi). Há aparelhos que possuem a opção de alternar entre o uso do 3G (HSDPA) e do 2G (GPRS) que é mais lenta, contudo, consome um pouco menos de bateria.
Desative a opção de Enviar Feedback usando seu pacote de dados, para isso acesse o menu configurações > Feedback e desmarque a caixa que habilita essa conexão, esta que fica logo abaixo do botões de ligar ou desligar o Envio de Feedback, assim ele só enviará informações quando o aparelho estiver usando uma rede Wi-Fi.
Desative a opção de buscar por atualizações usando seu pacote de dados. para isso acesse o menu configurações  > Phone Update ou Atualizações e desmarque a caixa de diálogo que habilita essa conexão (é a segunda caixa deste menu).
Para saber o status em percentual da bateria de seu Windows Phone acesse o menu configurações  > Economia de Bateria e observe na parte inferior dessa janela a indicação do percentual da bateria e a previsão em dias e horas que restam para a próxima recarga.
A título de informações, todos os Windows Phone só carregam LIGADOS. Isso é normal. Além disso, todos os Windows Phone podem ser carregados com seus carregadores de parede, também em carregadores veiculares e também pelo cabo UBS conectado a um PC. Neste último caso, a recarga é bem mais lenta com relação ao carregar de parede e ao veicular (evite acessórios piratas).
Mesmo utilizando grande parte desses recursos, com um uso diário muito intenso, seu celular precisará ir para a tomada ao menos antes de você dormir. Já com um uso moderado ele poderá aguentar até dois dias dependendo do modelo e do tamanho da tela de seu WP. Em standby usando esses artifícios ela poderá aguentar até mais de dois dias.
Uma última dica que ao mesmo tempo é uma desmistificação de um mito é que, sempre que possível, carregue seu celular. Essa história de que carregar a bateria antes dela acabar totalmente irá diminuir sua vida útil não existe mais. As atuais baterias na verdade não podem ser totalmente descarregadas com frequência, por isso os aparelhos desligam quando ela chega a seu limite. Esse recurso é usado para evitar a perda de dados entre outras coisas. Então, quando estiver em casa ou perto de uma tomada, conecte seu aparelho ao carregador ou ao USB do PC sem medo.

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon