27 janeiro 2013

Motivos que levaram a Atari pedir falência

Motivos que levaram a Atari pedir falência
Atari, uma das principais marcas do setor de jogos eletrônicos, conhecida pelo seu console homônimo, entrou com um pedido de falência nos Estados Unidos, e deixou muita gente como eu e outros fãs do console um pouco intrigado. Mas, vamos entender melhor estes motivos...

Em um anúncio foi feito por meio de um comunicado oficial divulgado à imprensa, o pedido tem como objetivo separar a operação americana do grupo de sua parceira francesa, a Infogrames.

A companhia foi fundada por Nolan Bushnell e Ted Tabney, em Nova York, em 1972. No início de sua operação, desenvolvia máquinas de fliperama. O primeiro arcarde lançado no mercado pela empresa foi Pong.

Com pedido de falência, a empresa evita que tenha que fechar as portas repentinamente. De acordo com o jornal LA Times, a Atari emprega atualmente 40 funcionários.
De acordo com a Bloomberg, a Atari espera receber do governo americano cerca de US$ 5,25 milhões para impulsionar suas atividades. Vale lembrar que atualmente a Atari americana é filiada a Atari francesa, empresa mãe que deu origem ao famoso console. Com o levantamento, a filial americana pretende se desligar da matriz.
Segundo funcionários, caso o governo aceite o pedido de falência da empresa, a Atari vai investir em jogos online e também na gameficação, que consiste na oferta de jogos dentro de redes sociais.

Alguns fatos sobre o Atari

O Atari 2600 foi o responsável por fazer pelos videogames o que os PCs fizeram pelos computadores: torná-los domésticos. Para jogar o Pong, era preciso ir a bares e lanchonetes que tivessem o equipamento instalado nos fliperamas. Além do Pong, outras centenas de jogos clássicos marcaram época. Pac Man, Enduro, Bobby is going Home, Atari Footbal, Montezuma Revenge e Pitfall são alguns deles.
Infelizmente, no fim da década de 1980 e início da 1990, empresas como a Nintendo e a Sony inundaram o mercado com novos consoles e uma imensa variedade de jogos, fazendo com que o Atari perdesse muito  mercado. Com isto, a empresa parou de fabricar consoles e permaneceu por muito tempo produzindo jogos. Hoje é possível baixá-los na App Store da Apple e em sites como o Jogos de Atari.
Você é fã de jogos Atari? Recomendo este site → Jogos de Atari

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

4 comentários

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon