08 outubro 2012

Não compre um roteador. Baixe o BSDRP!


BSD Router Project (BSDRP) é basicamente um FreeBSD empacotado com Quagga e BIRD, kernel customizado, tunings de sysctl específicos para roteamento, filesystem read-only (ideal para aqueles casos em que a energia elétrica acaba de forma abrupta) e pequeno a ponto de ser instalado em um pendrive, por exemplo. O projeto, open-source, foi concebido para transformar um hardware qualquer x86 em um roteador competente – com suporte a recursos como link aggregation, roteamento dinâmico e tunelamento IPv6.

O nosso Informe Tecnológico traz para seus leitores esta dica do sysadmin e professor Jackson Laskoski.

Ele pode ser instalado em basicamente qualquer hardware compatível com o FreeBSD 8.2, a partir de 256MB de armazenamento e 128MB de memória RAM. Entretanto, não espere encontrar uma interface gráfica ou uma WebGUI para administrar a ferramenta – Toda a operacionalização do BSDRP é feita via CLI (linhas de comando). Também não tente transformá-lo no firewall ou proxy da sua rede, ele não foi concebido para esta finalidade (muito embora, teoricamente, você possa portar qualquer pacote do FreeBSD para o BSDRP). Se esta for sua intenção, utilize o pfSense ou mesmo o velho e bom m0n0wall.

O BSDRP, que chegou recentemente a sua versão 1.1 para plataformas i386 a amd64, é ideal para pequenos provedores de acesso à internet ou empresas que recebem em suas infra-estruturas mais de um link de dados, geralmente em broadband, e precisa ou deseja aplicar metodologias mais elaboradas de roteamento e tunelamento. Nestes casos, ele pode ser uma alternativa interessante e com baixo TCO (custo total de propriedade) em relação a roteadores CISCO ou Juniper, por exemplo.

Saiba mais sobre o projeto, → instale-o ← [ SEGURO ] e tire suas próprias conclusões!

Um webmaster amante das tecnologias, criador de conteúdo para a web e idealizador do Informe Tecnológico 2cmultimidia.com (site voltado às tendências de tecnologias), onde compartilha experiências com seus web leitores.

Por favor leia antes de comentar:

1. Escreva apenas o que for referente ao tema;
2. Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
3. Para entrar em contato acesse formulário de contato.
EmoticonEmoticon